terça-feira, 18 de maio de 2010

Título não é tudo


O término da temporada 2009-2010 das principais ligas européias de futebol permite algumas análises acerca da política de investimentos de algumas equipes.

O quadro abaixo mostra os 20 clubes que mais investiram na aquisição de jogadores para a temporada em questão, com a respectiva classificação no campeonato nacional e a fase que alcançaram na Champions League.

 DADOS FUTEBOL FINANCE

 O Real Madrid foi o clube que mais investiu na contratação de jogadores, 257,4 milhões de euros foram gastos na aquisição de Kaká, Cristiano Ronaldo entre outros, entretanto os resultados em termos de performance técnica ficou bem abaixo das expectativas, pois além de não conquistar o título espanhol, não conseguiu passar das oitavas na Champions League. Já seu rival, o Barcelona, foi campeão da Espanha e seguiu até a semifinal do campeonato europeu com um investimento 56% menor.
Sete clubes ingleses aparecem na lista, o Chelsea, apesar de ser o que menos investiu foi o campeão inglês, ao passo que o Manchester City, o que mais investiu, chegou apenas na 5ª colocação.
Na Itália, quem mais investiu em contratação foi campeã, a Internazionale, o mesmo ocorreu na Alemanha com o Bayer Munich, entretanto na França, o Lyon investiu mais do que o Olympique de Marseille e amargou para esse a perda do título.
Essa análise, apesar de ser interessante para avaliar a relação custo/benefício dos investimentos em relação ao desempenho, apresenta como falha o fato de não considerar a estrutura existente nos clubes e nem o residual dos investimentos em aquisição dos anos anteriores, ou seja, um clube que já tenha um bom plantel, provavelmente não precisará investir muito na aquisição de jogadores, enquanto que a recíproca também é verdadeira.
Mas será mesmo que TÍTULO NÃO É TUDO?

Nesse caso a razão do título, do artigo, é suscitar a reflexão sobre o grau de dificuldade para se obter êxito nas competições, afinal de contas esse objetivo não é monopólio de ninguém.
Daí a razão da necessidade de uma gestão de marketing, que tenha sua atuação baseada na geração de receitas, as quais servirão para investimentos que visem um bom desempenho esportivo.

A seguir será mostrado um quadro com os clubes que mais geraram receitas na temporada 2008-2009, sendo essas divididas em bilheteria, direitos de TV e comércio (patrocínio e merchandising). 

Valores em milhões de euros
As receitas excluem transferências de jogadores, impostos e transações que não dizem respeito a futebol.
DADOS DELOITTE

Podemos ver que o clube que mais arrecadou com bilheteria foi o Manchester United, fato que pode ser creditado às conquistas do tricampeonato inglês, da Champions League e da Copa Toyota na temporada passada.
Em termos de direitos de TV, o campeão de arrecadação foi o Real Madrid. O time de galácticos pode até não corresponder às expectativas no que tange ao desempenho esportivo, porém não há dúvida que a presença de ídolos internacionais aumenta a audiência de seus jogos e consequentemente o interesse das redes de TV.
Já pelo aspecto comercial, o clube que mais arrecadou foi o Bayer Munich.

Na média, esses clubes apresentaram a seguinte participação percentual de receitas: Bilheteria – 26% / Direitos de TV – 42% / Comércio – 32%.
Diante disso, chama a atenção a Juventus com 8,2%, 65,1% e 26,7%, respectivamente. Na verdade, as equipes italianas têm sua estrutura de receitas fortemente dependente dos direitos de TV, o mesmo ocorre com as principais equipes francesas, espanholas e inglesas, sendo que os clubes ingleses têm nas receitas de bilheteria, a 2a fonte de renda, ao passo que as demais têm no comércio.
Já na Alemanha, a linha referente a comércio é a principal, equivalendo a 46,3% das receitas dos principais clubes

Por fim, deve ser esclarecido que a área de marketing de um clube  jamais poderá atuar isoladamente das áreas ligadas aos desempenhos técnicos, visto que bons resultados têm forte influência na geração de receitas, sejam essas de curto, médio ou longo prazo.


8 comentários:

  1. Idel,
    Muito legal o artigo. Uma pequena correção: o Real Madrid caiu nas oitavas para o Lyon, e não na primeira fase. O que não muda em nada a análise apresentada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante fazer um levantamento para um período maior. Creio que no longo prazo haverá uma tendência de correspondência entre o investimento e o mérito esportivo. Porém está claro que o investimento em jogadores tende a alavancar as receitas, não é mesmo?
    José Alfredo

    ResponderExcluir
  3. Fala Gustavo
    Muito obrigado pela correção, já fiz a alteração.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala Zé Alfredo

    Creio também que a longo prazo ocorra uma tendência de correlação positiva entre investimento e bom desempenho esportivo.
    Claro que devemos ter cuidado nessa conclusão, pois não existe apenas um clube com capacidade de investimento.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse seu Blog, dá para aprender muito sobre o mercado esportivo,
    Você poderia dar umas dicas p/ o BOTAFOGO
    Abçs /BARATA

    ResponderExcluir
  6. Fala Barata

    Obrigado pelo comentário, vai ficar difícil acatar sua sugestão...
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Fala Idel,
    você tem algum dado semelhante dos "quatro grandes" do Rio?

    ResponderExcluir
  8. Não seria muito difícil coletar informações semelhantes em relação aos clubes do Rio, entretanto ao analisar os números de um deles encontrei algumas inconsistências que me levaram a desistir de compará-los.

    ResponderExcluir