terça-feira, 29 de março de 2011

Por uma boa causa

As considerações a respeito dos diversos sobrenomes dados ao marketing já foram abordadas no artigo “Marketing e seus sobrenomes” - http://halfen-mktsport.blogspot.com/2010/12/marketing-e-seus-sobrenomes.html, entretanto naquela ocasião não foi mencionada uma designação bastante nobre acerca desse tema: o marketing de causa.

Essa denominação é concedida às iniciativas que têm como objetivo atender necessidades e causas sociais sem fins lucrativos e traz como benefício às empresas que o utilizam, uma sensível melhoria na imagem institucional.

A motivação para discorrer sobre esse tema surgiu em função do acordo entre o Sporting KC, ex- Kansas City Wizards, time Major League Soccer (liga de futebol dos EUA), com a Livestrong, fundação criada pelo ciclista Lance Armstrong.
 Através desse acordo o estádio passará a se chamar Livestrong Sporting Park e um percentual das receitas desse irá para a Fundação que investirá na luta contra o câncer nessa cidade.

Outro exemplo desse tipo de ação ocorreu com o Barcelona, conforme já abordamos no artigo "O último romântico" - http://halfen-mktsport.blogspot.com/2011/01/o-ultimo-romantico.html, que assinou um contrato com a Fundação Qatar, especializada em projetos voltados à educação e pesquisa.
O Barcelona, na verdade, já se utiliza do marketing de causa desde 2006, quando passou a estampar em sua camisa, a marca UNICEF, pagando a esses 1,5 milhão de Euros anuais.

A equipe italiana da Fiorentina também aderiu à causa ao utilizar no 2º semestre de 2010 a frase “Save The Children” em sua camisa após o término do contrato com o até então patrocinador oficial, a Toyota.
No início desse ano, a equipe conseguiu um novo patrocinador, a Mazda, que permitiu que a camisa continuasse a estampar em tamanho reduzido, o “Save The Children”.

No Brasil, esse tipo de iniciativa utilizando o esporte ainda é incipiente, e o pouco que existe está voltado à inclusão social de crianças menos favorecidas através de projetos de iniciação esportiva.
No entanto, acredito que em pouco tempo as empresas com foco em marketing passarão a utilizar esse tipo de iniciativa não só como forma de fortalecimento de sua marca mas, principalmente, para o cumprimento de sua função social.

2 comentários:

  1. Halfen,

    O Ame o RIO, utilizado pelo Fluminense, em 1995, enquadra-se nessa situacao?

    Sds.

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  2. Até poderia ser enquadrado, porém naquele caso, a expressão foi utilizada por não ter sido efetivada nenhuma negociação com outros patrocinadores.
    Abs

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