terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lojas, onde abrir?


O esporte vem se tornando uma atividade geradora de grandes negócios e com expressivo potencial de crescimento. 
Sendo o comércio de produtos ligados a esse segmento uma considerável fonte de receitas. 

Apesar da alternativa do comércio eletrônico, o ponto de venda físico é ainda o grande responsável pelas vendas dos produtos associados ao esporte, incluem-se nesse portfólio, materiais para a prática de modalidades esportivas e artigos licenciados por clubes e confederações. 
Entretanto, não basta simplesmente ter capital suficiente para a operação, nem tampouco ofertar os produtos desejados pelo público-alvo a um preço justo. É imprescindível que a localização do ponto de venda seja, no mínimo, boa. 

Dessa forma, utilizarei esse artigo para descrever de forma resumida as características que devem ser observadas para a escolha do ponto. 
É certo, que cada segmento de varejo possui peculiaridades que influenciam a essa avaliação, porém serão focados aqui, os aspectos mais relevantes voltados ao segmento do esporte, os quais giram em torno de localização, acesso, conveniência (estacionamento e transporte público), características do imóvel e características da propriedade.
De uma forma mais específica, devem ser contempladas na avaliação do ponto as seguintes peculiaridades: 

Vizinhança residencial – identificar o perfil dos moradores e de quem circula pela área. 
Vizinhança comercial – quais tipos de comércio existem nas proximidades, se os mesmos são complementares, concorrentes, nesse caso é recomendável avaliar os diferencias de posicionamentos, ou se tem o poder de afastar clientes (imaginem uma creche ao lado de um sexy shop). 
Barreiras de acesso – mapear características que prejudiquem o acesso ao estabelecimento, sua visibilidade e segurança. 
Fluxo de carros e demais transportes – aqui se avaliam a velocidade que os veículos trafegam, a incidência, horários e dias de congestionamentos, as origens e destinos desses veículos, a existência de áreas para estacionamento além de pontos de ônibus, taxi e estações de metrô. 
Infraestrutura – avaliar as instalações  e estimar as necessidades de obras. 
Órgãos governamentais – verificar impedimentos que possam influenciar a utilização do ponto, assim como a vulnerabilidade em relação a projetos que possam afetar as características originais.

Obviamente, dependendo do objetivo do negócio, os aspectos citados têm maior ou menor peso, porém todos devem ser analisados minuciosamente e com foco no mercado. Substituir estudos por “achismos” é o caminho mais curto para o fracasso. 

No caso do varejo ligado a produtos com a marca de times de futebol, a situação adquire maior complexidade, visto que se por um lado existe a componente paixão, por outro há a carência de pesquisas e poucos pontos de venda que sirvam para dar significância à amostra. 
Já no caso de produtos específicos a algum esporte, o maior problema está ligado à popularidade desse esporte que, por sua vez, para atingir a tão sonhada popularidade precisa que haja uma boa oferta (distribuição, qualidade e preço) dos equipamentos necessários à pratica. 
Também não pode ser esquecido, que o layout da loja e a forma com que os produtos são expostos sofrem influência do ponto, o que consequentemente influencia a operação. 

A importância do ponto é diretamente proporcional ao grau de concorrência do mercado e da frequência de utilização dos produtos ofertados 
Por outro lado, no caso de produtos com alto nível de especialização e custo unitário elevado, a importância do ponto pode ser minimizada. 
Tais características poderiam apontar que uma loja que venda produtos licenciados de clubes não necessita de estudos mais elaborados para a escolha dos locais onde será instalada, e que o fato de estar dentro do próprio clube já é condição suficiente para dar retorno ao investimento. 
Infelizmente tal conclusão é precipitada, pois dependendo da localização do clube, da loja e seus respectivos acessos, o potencial de vendas pode não ser alcançado. 

Portanto, independente do “feeling” e da vontade de adquirir produtos em locais de nossa conveniência, é importante ter em mente que vários fatores influenciam essa avaliação, os quais muitas vezes divergirão dos nossos “achismos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário