terça-feira, 1 de maio de 2012

Os esportes olímpicos e suas federações

Excetuando a FIFA, que teve o tricolor Dr. João Havelange como presidente, nenhuma das federações internacionais que regem as modalidades esportivas presentes nos Jogos Olímpicos, teve um brasileiro como presidente. 
Esse fato poderia ser explicado em razão do futebol ser um esporte em que o Brasil tem ótimas performances e, consequentemente, deveria ter dirigentes mais capacitados para a gestão do futebol.
No entanto, se analisarmos as demais federações iremos concluir que a performance esportiva da nação não guarda relação direta com a escolha do presidente da federação, vide, por exemplo, a FINA (Federation Internationale de Natation) cujo dirigente máximo é do Uruguai, país sem tradição nessa modalidade. 
Informações como essa em relação aos presidentes, assim como a localização das sedes estão contidas em mais um estudo da Jambo Sport Business http://www.slideshare.net/jambosb/federaes-internacionais-de-esportes.
Esse estudo teve como objetivo mostrar quem são os patrocinadores das 28 Federações analisadas, seus ramos de atividade e respectivas nacionalidades.
Vale esclarecer que em função dos valores dos patrocínios não serem divulgados na maioria das vezes, essa análise não pode contemplar o montante de investimentos recebidos por cada Federação.
Além disso, é importante ter em mente que quantidade de patrocinadores não significa necessariamente mais verba, visto que alguns patrocínios chegam a acontecer na base de permuta.

Entre os números dignos de destaque valem ser citados: 
  • Nenhuma sede de Federação está na América do Sul e só há um presidente desse continente, um uruguaio na FINA - Natação.
  • 25 sedes estão na Europa e 19 presidentes são europeus.
  • 17 sedes (60,7%) estão na Suíça, provavelmente influenciada pela proximidade do Comitê Olímpico Internacional.
  • Espanha e Suíça são os países com mais presidentes de federações (3 cada um).
  • A ITTF (Tênis de Mesa) é a Federação com maior número de parceiros - 15 -, porém tudo indica que grande parte se dê através de permuta.
  • O patrocinador ou fornecedor mais presente é a adidas (6 federações).
  • Ao todo identificamos 102 patrocinadores oriundos de 17 ramos de atividades.
  • O país com mais empresas patrocinadoras é o Japão com 15, seguido pela Alemanha com 12.
  • Nenhuma empresa de capital sul-americano é patrocinador de Federação.
  • Empresas do ramo de bens de consumo são as mais presentes como patrocinadoras (38), seguido pelas do segmento de serviços (12).
Além das diversas informações coletadas nesse estudo, o mesmo permite concluir que a predominância política das Federações europeias nos esportes olímpicos com quase 90% das sedes mundiais e 75% dos presidentes se reflete de alguma forma na presença majoritária de patrocinadores europeus nestes esportes. 
Por outro lado a presença de patrocinadores norte-americanos é claramente desproporcional ao tamanho de sua economia e à posição de seus atletas nos quadros de visibilidade e audiência que os esportes olímpicos têm no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário