terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A rotina do blog

Inicio o ano com um tema que pouco tem a ver com o esporte propriamente dito, mas que trata da rotina de escrever um blog sobre marketing aplicado ao esporte.
A tarefa de publicar semanalmente um artigo no blog não é das mais fáceis. 
Alguns acreditam que a maior dificuldade esteja relacionada à disciplina do “dia marcado”, porém considero esse aspecto relativamente fácil, ao passo que a escolha do tema me parece a mais difícil.

Esse precisa ser atrativo para todos, ou seja, não adianta escrever apenas sobre assuntos ligados ao futebol, mesmo sendo ele um forte catalisador de audiência. 
Muito cuidado precisa ser tomado para que seja mantida, na medida do possível, alguma isenção e que o Fluminense não seja o foco principal do artigo, caso contrário corre-se o risco de transformá-lo num blog sobre esse maravilhoso e espetacular clube. 
A isenção também deve ser trabalhada ao se descrever as várias interpretações que um tema pode suscitar, de forma que a opinião do autor seja reservada para a conclusão do artigo e assim não influencie previamente a reflexão do leitor. 
Evitar polêmicas faz parte do planejamento do texto, assim como buscar cases e exemplos que consigam trazer o lado prático e aplicado ao que se discorre de teoria e tecnicismo.
Demora bastante a etapa da escolha das ilustrações, apesar de bem agradável. Nessa fase se sedimenta a certeza de que direção de arte não é para amadores como eu.
A parte mais interessante, a qual preconizo em grande parte dos posts, é a de acompanhamento dos números que envolvem a audiência.
Quantas pessoas visitaram o site, por quanto tempo, de onde vieram, como chegou até ele, quais os temas que procurou, enfim, várias métricas são utilizadas e avaliadas comparativamente.
Afinal, é impossível trabalhar marketing sem números e métricas.

Difícil precisar por quanto tempo esse blog se manterá, várias metas já foram colocadas e alcançadas: 1 ano, 2 anos, 3 anos, 100 artigos, 150 artigos...
Contudo, o objetivo principal que me levou a iniciá-lo, ainda está longe de ser atingido: contribuir para que a visão distorcida acerca do que é marketing venha um dia a se dissipar e, que essa disciplina adquira o mesmo grau de respeito do que outras ferramentas de gestão.

Ótimo 2013 para todos!


8 comentários:

  1. Aprendo bastante com você!Abraços, Nira Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idel, otimo texto de abertura desse novo ano!
      Aproveito para te desejar um 2013 de muita alegria, saude e amor para sua vida!
      Soraya.

      Excluir
  2. É curioso que ao "blogar" (palavra que não gosto, mas não encontrei melhor) mudam-se as expectativas, não há jeito.
    Primeiro porque por mais bem elaboradas que sejam as postagens, elas são definidas uma a uma, ou seja, não é a transposição de capítulos de um livro.
    Segundo porque cada uma dessas tem uma receptividade diferente e a moda dessas receptividades definem a do blog como um todo.

    O desconhecimento a cerca dos números sobre o tráfego iludem demais no início dos trabalhos, mas não se mostram menos nebulosos quando da estabilização. Somos lidos? Somos compreendidos? Somos citados, discutidos?

    Com o perdão da palavra... é foda.

    ****
    Particularmente, o que mais me diverte no blog é o proselitismo ora explícito, ora camuflado sobre o Fluminense, e especialmente as políticas do Fluminense. A macro-visão sobre marketing vem como efeito colateral positivo.

    ResponderExcluir
  3. Victor
    Mais uma vez vc ajudou muito no desenvolvimento do texto.
    Obrigado!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá Idel.
    Pra contribuir.
    Eu, a partir de buscas na internet sobre o assunto naming rights encontrei o teu blog. Eu não preciso te dizer o quanto a leitura das tuas postagens me ajudaram e continuam a me ajudar. Aprendo muito com tudo o que postas. Sem aqui comentar a perfeição da tua escrita. Feliz 2013 pra ti. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Cleudes
    Agradeço suas palavras e desejo um ótimo 2013.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Idel,

    Como já disse, a sua disciplina e o rigor com os textos do Blog são dignos de nota, a despeito de nem sempre concordar com todas as teses. Por exemplo: aí em cima você disse que evita polêmicas. Acho que você não deve se omitir de dizer o que pensa, apesar (ou justamente por conta) das polêmicas. Outra coisa: entendo ser louvável você querer dissipar a visão equivocada sobre o marketing, mas é uma missão hercúlea. De qq forma já contribui com certeza para uma excelente reflexão. Abraços, Nilson Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilson
      Obrigado pelo elogio e pela oportunidade que me dá para explicar o que quis escrever com "evitar polêmicas".
      Não deixo de colocar minha opinião e posição sobre os assuntos que abordo, essa é uma das graças de escrever.
      Entretanto, evito entrar em temas que certamente derivarão para paixão ao invés da racionalidade, exemplificando:
      Se eu comparo o Fluminense a qualquer outro rival, aparecerão pessoas munidas de bons argumentos concordando ou não, porém, também surgirão outros que, sem terem o mesmo grau de articulação, usarão a covardia cibernética para xingar e extravasar seus recalques.
      Como detesto valente atrás de teclado, opto por assuntos menos passionais.

      Abs

      Excluir