terça-feira, 16 de julho de 2013

Evolução não é por acaso

O site Grantland publicou recentemente uma interessante reportagem sobre o excelente jogador do Miami Heat, LeBron James, o qual conquistou pela quarta vez o prêmio de MVP  (Most Valuable Player - Jogador Mais Valioso) da NBA, juntando-se ao seleto grupo de Wilt Chamberlain, 4 vezes MVP, Bill Russell e Michael Jordan, 5 vezes cada e Kareem Abdul-Jabar com 6.

O artigo se chama - The evolution of King James - http://www.grantland.com/story/_/id/9109245/how-lebron-james-transformed-game-become-highly-efficient-scoring-machine  e discorre sobre a notória evolução da eficiência do jogador. 
Aqui deve ser destacado que a evolução se dá tomando como base e parâmetro números que já podiam ser considerados como ótimos. 
Porém, o mais interessante desse progresso é a forma como foi conquistado, pois serve de exemplo tanto para atletas de qualquer modalidade esportiva, como para executivos, além, é claro, de poder ser aplicado na vida de forma geral. 

Lebron explica que a atenção às estatísticas relativas ao seu desempenho nos fundamentos, cruzados com as mais diversas formas de interações ocorridas num jogo de basquete – até a maneira de como realiza as assistências para cada pivô do seu time, por exemplo – o levam ao aprimoramento.

Em resumo, ele credita sua evolução à maior consciência, reconhecendo que mesmo um inquestionável talento como o seu, precisa ser lapidado e trabalhado. 

Quantos atletas conhecemos com essas características?
Pouquíssimos, sem dúvida, e aqui não vale justificar uma eventual restrição da quantidade de dados estatísticos produzidos – scout -, pois nem esses são trabalhados de forma intensiva e eficiente.

No mundo corporativo, o cenário não é muito diferente, com a diferença de que nesse existe um maior leque de indicativos macros, os quais podem servir como objetivos e metas para algumas áreas.
Mesmo assim, não é grande o número de profissionais que dedicam parte de sua jornada ao acompanhamento frequente de algum parâmetro de desempenho.
As razões que levam a essa postura variam da falta de consciência a respeito das vantagens de se trabalhar dessa forma à falta de tempo, passando ainda pela pouca afinidade a números e a resistência ao "que não gosta e/ou não faz bem". 


Independentemente das razões, é lamentável que talentos sejam desperdiçados em função de posturas que privilegiem a preguiça, a indolência, a soberba e a irresponsabilidade. 
Aqui não me refiro apenas à preparação ou às competições esportivas e mercadológicas, mas também à busca por ferramentas de avaliação.

Para concluir, vale a reflexão sobre uma frase de Albert Einstein: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”, a qual poderia ser adaptada ao esporte substituindo "trabalho" por "treino", se é que são diferentes.
 “As grandes almas têm vontade, as mais fracas somente desejos”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário