terça-feira, 15 de julho de 2014

Patrocinadores da Copa 2014

Todos os artigos anteriores sobre os patrocinadores da Copa tiveram como base um estudo realizado pela Jambo Sport Business , no qual foram analisados as 32 seleções que participaram da Copa do Mundo de 2014 e também a FIFA no que tange aos parceiros mercadológicos.

O objetivo do estudo foi identificar os segmentos e empresas que mais investem e procuram ligar sua imagem e estratégia de marketing ao futebol e ao seu principal evento.

Os 5 ramos mais presentes entre as seleções/evento foram, na ordem:
  1. Material Esportivo - http://halfen-mktsport.blogspot.com.br/2014/07/material-esportivo-na-copa.html;
  2. Banco -http://halfen-mktsport.blogspot.com.br/2014/06/os-bancos-na-copa.html;
  3. Telecomuniçãohttp://halfen-mktsport.blogspot.com.br/2014/06/telecomunicacao-na-copa.html;
  4. Cervejahttp://halfen-mktsport.blogspot.com.br/2014/07/as-cervejas-na-copa.html
  5. Automotivo.

Já as 5 seleções que mais parceiros tiveram para o evento foram: Costa Rica, Argentina, Itália, EUA e Argélia.
Enquanto que as 5 marcas mais frequentes como patrocinadoras foram: Coca-Cola, Adidas, Nike, Puma e Volkswagen.


Os dados numéricos sobre esse comportamento podem ser vistos na apresentação a ser acessada pelo link http://www.slideshare.net/jambosb/patrocinadores-das-selees-e-da-fifa-copa-2014 

Tais números permitem concluir que o esporte já é encarado por diversos segmentos como uma ferramenta fundamental para o atingimento de seus objetivos mercadológicos, sejam eles: consolidação e internacionalização da marca, fortalecimento do branding, associação com os valores do esporte, relacionamento e/ou conquista de mercado.


Os eventuais receios de rejeição por parte dos torcedores adversários - que costumam ocorrer em algumas empresas quando recebem propostas de patrocínios a clubes - praticamente inexiste no caso de seleções, pois além da rivalidade ser na maioria dos casos menor, muitas vezes as marcas têm atuações restritas geograficamente.
O fato das marcas não poderem ser ostentadas nos uniformes oficiais - excetuando as marcas esportivas, mesmo assim de forma tímida - também atenua tais problemas.
O que para empresas de bens de consumo e varejo é muito importante, já que a decisão de mudança do cliente não exige muito "trabalho", bem diferente do que ocorre em segmentos como seguros e bancos, onde a burocracia é um fator impeditivo, e no de cia aérea, onde a disponibilidade de horário e preço costumam ter maior peso do que a paixão na hora da compra.

Embora a forte presença da Coca-Cola e da P&G possa corroborar para o argumento acima, já que ambas não têm presença tão forte em clubes, não é aconselhável se tirar conclusões definitivas sobre o processo de rejeição, até porque, cada mercado tem características próprias e individuais.
Sugerimos assim que o estudo seja utilizado, principalmente, como uma fonte de consulta sobre o mercado de patrocínio, de forma a auxiliar as empresas a tomarem decisões mais embasadas e as instituições, clubes e atletas a terem um norte na busca de apoios. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário