terça-feira, 26 de setembro de 2017

Qual a fronteira do patrocínio?

O céu é o limite quando se pensa em ativação de patrocínios.
Na Inglaterra, o Bendale AFC - um clube semiprofissional - tem sua camisa ornamentada por desenhos de salsichas. Isso mesmo, por ser patrocinado por um fabricante desse produto - a Heck - o clube decidiu customizar um de seus uniformes com a citada iguaria.
Devido ao fato de se tratar de um clube sem sólida estrutura profissional direcionaremos nossa análise ao conceito e não à instituição que, provavelmente, não deve estar se importando muito com as consequências da iniciativa, nem tampouco com a estética do uniforme.
A adoção desse tipo de prática é, no meu modo de ver, bastante maléfica à organização patrocinada, pois um espaço demasiadamente dedicado à marca do patrocinador desvaloriza seus símbolos. Enquanto que para o patrocinador esse tipo de divulgação pode até ser vantajoso, já que outros potenciais interessados no espaço precisariam investir um montante expressivo para que a “parceria” anterior seja esquecida e a nova percebida, o que acaba inibindo eventuais propostas, e assim garante uma espécie de reserva de mercado para a marca atual.
Há também que se considerar que, caso o patrocinador decida alterar o produto a ser divulgado, o uniforme precisará sofrer alterações bem radicais, o que envolve inclusive as cores.
E já que tocamos no assunto do design, convém lembrar que o fornecedor de material esportivo fica bastante vulnerável na situação mencionada, visto que uma mudança de patrocínio faz com que todo o uniforme que esteja no mercado sofra uma forte desvalorização. A propósito, é justamente em função do risco de mudança de patrocinador que a maioria das camisas comercializadas no varejo não trazem a marca deste, e reparem que nesse caso o que muda é apenas o cromo.
Claro que a desvalorização do produto também ocorre às vésperas dos lançamentos das novas versões, essas, porém, não costumam sofrer alterações bruscas no design, nem na essência.
Para ilustrar o artigo com um fato real, vale citar um caso ocorrido em 2005 com a Confederação Brasileira de Voleibol, que tentou alterar as cores dos uniformes da seleção - preto no masculino e rosa no feminino - para, segundo se comentou na época, se desassociar do amarelo e do azul, cores que coincidentemente são as mesmas do seu patrocinador, o Banco do Brasil. 
Ações como as do clube inglês corroboram para deixar ainda mais evidente que patrocinados e patrocinadores enxergam ainda os uniformes como um mero veículo de mídia, quando na verdade deveriam encará-los como uma plataforma que representasse os valores e propósitos da instituição, de forma que o patrocínio também se aproveitasse dessas características ao associá-las a sua marca, mas sobre isso não vou me estender, pois tal assunto já rendeu inúmeros artigos nesse blog.
Diante do argumentado não parece razoável supor que um patrocínio que chegue ao ponto de se customizar toda a camisa do clube com seus produtos seja salutar, o que não significa que uma marca não possa ter uma relação mais forte com algum time, mesmo porque há a possibilidade de a própria empresa ser proprietária da equipe, vide o caso da Red Bull.



4 comentários:

  1. Interessante Idel, nunca pensei no lado do patrocínio de uniformes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lula, muitos clubes e confederações também não pensam.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Nada vende mais do que o esporte - isso foi dito em 1987 pela Business Week. Associar o uniforme a um patrocínio é algo ainda valorizado nos lugares com recursos menores, pois o conceito de ativação ainda é novo nesses lugares - onde Brasil se inclui. Veja o Barcelona, o Real Madrid e a maioria dos times europeus. Camisa é um detalhe. Ativar um patrocínio ainda depende de convencimento numa matéria em que todos se julgam conhecedores: marketing. No dia em que o conhecimento for mais valorizado, as camisas voltarão à sua essencia: representarem suas agremiações esportivas.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Geraldo
    Obrigado pelo seu comentário.
    Penso que tão importante quanto a ativação é a associação da marca aos valores dos clubes.
    Evidentemente que para isso ocorrer, as organizações precisarão executar um responsável trabalho de branding, o que certamente também ajudará tanto na exposição quanto na ativação do patrocinadores.

    ResponderExcluir