tag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post7307586882418440623..comments2024-03-05T17:05:56.420-03:00Comments on Halfen - Marketing & Gestão: São tantas variáveis...HALFENhttp://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-85074062091150079182012-05-29T13:01:40.843-03:002012-05-29T13:01:40.843-03:00Boa abordagem, Pedro.
Obrigado!
AbraçoBoa abordagem, Pedro.<br />Obrigado!<br />AbraçoHALFENhttps://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-35859472749934009852012-05-29T12:26:45.651-03:002012-05-29T12:26:45.651-03:00Boa tarde!
Estive analisando o que disseram e o m...Boa tarde!<br /><br />Estive analisando o que disseram e o mesmo problema que se passa agora no Brasil já se passa em Portugal. É verdade que na Europa campeonatos com a Alemanha, Espanha ou Inglaterra têm taxas de ocupação superiores a 90%. Mas isto é também muito motivado pela componente da qualidade de jogo e cultura existente.<br /><br />Para além das soluções apresentadas, gostaria ainda de dizer que é importante trabalhar o setor juvenil. Estes são o futuro do clube e são eles que influenciam os pais. Em Portugal ve-se muitas crianças no futebol, mas podiam-se ver mais. É preciso criar experiências e momentos de contato com jogadores (por exemplo não convocados) para que as crianças queiram ir mais cedo e levem com elas os pais. <br />E porque não algumas crianças torcedoras jogarem mini jogos no estádio antes do aquecimento? <br /><br />Por fim é preciso criar temas para os jogos. Se dia 12 é dia dos namorados então esse jogo pode ter este gancho comercial. E porque não as mulheres dos torcedores pagarem apenas 50% do bilhete? <br /><br />É preciso inovar e criar novas experiências para o fã. <br /><br />Esta é a parte interessante do marketing esportivo: como fazer com que um fã se torne cliente. É, como sabemos, o contrário de qualquer outra marca.<br /><br />A única marca porque provavelmente alguém chora é um clube de futebol. Já chorou por mais alguma? Ou se irritou com outra?<br /><br />Uma perspetiva europeia de Pedro Mascarenhas.<br /><br />Um abraço.Pedro Mascarenhasnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-20925022051264575082012-05-23T15:31:22.763-03:002012-05-23T15:31:22.763-03:00Obrigado, Antonio
Sem dúvida todos esses pontos p...Obrigado, Antonio<br /><br />Sem dúvida todos esses pontos podem ser ofensores da ida ao estádio.<br />Mas não podemos esquecer que em outros países e em outras modalidades esportivas, mesmo diante de condições parecidas, é grande a presença em estádios e arenas.<br />Abraço<br />IdelHALFENhttps://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-64059531837739777102012-05-23T09:08:31.533-03:002012-05-23T09:08:31.533-03:00Idel,
Nos últimos tempos estamos acompanhando uma...Idel,<br /><br />Nos últimos tempos estamos acompanhando uma diminuição do público nos estádios por todos os motivos que aqui já foram citados. Mas, gostaria de levantar alguns pontos que ajudam nessa evasão:<br /><br />- Aumento do preço dos ingressos;<br /><br />- Aumento significativo do nº de TVs nas classes inferiores a C. Nos anos 50, 60 e 70, quando esse numero era bem menor, a única forma de se assistir ao jogo era indo ao estádio. Não a toa, no Maracanã cabiam 200 mil pessoas;<br /><br />- Fácil avesso aos canais PPV (bares, restaurantes e gato-net nas comunidades). Isso ajudou a afastar ainda mais o torcedor geraldino e arquibaldo; entre outras coisa do mesmo tipo...<br /><br />A tendência, me parece, é ver o futebol nos estádios como um programa cada vez mais elitista, ficando a massa mais restrita a acompanhar pela TV.<br /><br /><br />Antônio JúniorAntoniohttps://www.blogger.com/profile/13515168134175714964noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-21607404019971180762012-05-22T10:39:33.871-03:002012-05-22T10:39:33.871-03:00Rodrigo
Obrigado pelo comentário.
Sem dúvida os cl...Rodrigo<br />Obrigado pelo comentário.<br />Sem dúvida os clubes podem minimizar alguns dos problemas.<br />Os associados do Fluminense, por exemplo, exercem seu direito de ir ao jogo via internet e usam sua carteira como ingresso.<br />Concordo ainda que atrações antes do horário do jogo podem ajudar, mas não podemos nos esquecer que grande parte dos torcedores só podem sair do seu trabalho ou de seu curso pouco tempo antes do jogo.<br />Abraço<br />IdelHALFENhttps://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-13437825405987149672012-05-22T10:29:23.760-03:002012-05-22T10:29:23.760-03:00Jackson
Obrigado pelo comentário e pelas palavras....Jackson<br />Obrigado pelo comentário e pelas palavras.<br />AbraçoHALFENhttps://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-18775808806909126322012-05-22T10:14:09.033-03:002012-05-22T10:14:09.033-03:00Mas o clube pode, sim, tomar algumas atitudes para...Mas o clube pode, sim, tomar algumas atitudes para facilitar o acesso ao estádio.<br /><br />Em primeiro lugar, tecnológicas, algo que muitos times no Brasil já fazem, que é instalar catracas eletrônicas, cadastrar sócios-torcedores e dar-lhes cartões de acesso. Isso inibe fila em bilheteria.<br /><br />Mas veículos diversos e multidões continuarão a chegar no mesmo horário? Sim. E então o segundo passo é montar um "match day" mais completo. Se houver um show, um espetáculo ou algum tipo de atração, minimamente interessante, com interação com torcedores e brindes, dá para tentar trazer o torcedor para o estádio antes do horário do jogo.<br /><br />É mais difícil, envolve formar cultura, mas ajuda a racionalizar a chegada do público à arena.<br /><br />São algumas das ferramentas do clube, e não do poder público, para amenizar essa situação, de fato péssima para times que querem ter uma boa imagem.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-4236591783007392242012-05-22T08:53:37.388-03:002012-05-22T08:53:37.388-03:00Pleno de razão e sabedoria. Os posts aqui são uma ...Pleno de razão e sabedoria. Os posts aqui são uma verdadeira aula de como fazer para que o MKT dê resultados efetivos, se o operador e o elaborador das estratégias estiverem atentos a todos os ângulos do negócio.jackson vasconceloshttp://www.estrategiaeconsultoria.com.brnoreply@blogger.com