tag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post2275312507173410480..comments2024-03-05T17:05:56.420-03:00Comments on Halfen - Marketing & Gestão: Como punir?HALFENhttp://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-21982970707753639632018-01-18T18:16:49.693-02:002018-01-18T18:16:49.693-02:00Prezado Gustavo, muito obrigado pelos comentários,...Prezado Gustavo, muito obrigado pelos comentários, eles enriquecem bastante o tema.HALFENhttps://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-77133113203952466422018-01-18T17:23:26.820-02:002018-01-18T17:23:26.820-02:00Caro Idel,
Em seu artigo você aborda um tema que t...Caro Idel,<br />Em seu artigo você aborda um tema que toca em diversas áreas do conhecimento desportivo. Como luto com essa questão há mais de 20 anos vou tentar ser breve:<br />1- Responsabilidade Civil Objetiva do Mandante do Jogo, Prova ou Partida – Pela legislação internacional promulgada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e ratificada pela ONU, a responsabilidade civil é OBJETIVA, não importando desta forma se a torcida é do mandante ou do adversário, ou qualquer outro elemento subjetivo que possa alterar o vínculo de responsabilidade. Aconteceu o resultado danoso o mandante é punido.<br />2- No Brasil, efetivamente, o preço ridículo dos ingressos para jogos de futebol. Paramos no tempo! Paramos no tempo do futebol romântico, que não era profissional, que pagava aos atletas um salário mínimo quando pagava... a realidade mudou. O Esporte profissional é um negócio de bilhões de dólares. A receita do futebol profissional no brasil passa de 2 Bilhões de dólares/ano. O que torna completamente inadmissível a teoria de que futebol é para o povão que não pode pagar ingresso caro. Os números da Globo S.A mostram que esse povão que não pode “pagar ingresso caro” é o mesmo que consome cerveja em quantidades industriais nos bares durante os jogos... olha só que coincidência o maior patrocinador do torneio é uma cervejaria...<br />3- Falta de educação do povo – triste realidade, mas se o Estado não consegue educar a população imagine uma associação desportiva com parcos recursos... não parece muito grata a missão. Há que se considerar também que as normas internacionais são feitas tendo em vista um panorama médio das realidades. Neste caso a nossa é muito pior. Analise a quantidade de pessoas detidas pela autoridade policial em média nos jogos de futebol e em qualquer outro evento. O aconselhável é não ter torcida presente... infelizmente, para se alcançar o “break-even” tem que subir o preço do ingresso pelo menos para uns R$200,00...<br /><br />Att<br /><br />Gustavo Cavalcanti<br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01649546313766888449noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-12159407028213485952018-01-18T17:23:11.824-02:002018-01-18T17:23:11.824-02:00Caro Idel,
Em seu artigo você aborda um tema que t...Caro Idel,<br />Em seu artigo você aborda um tema que toca em diversas áreas do conhecimento desportivo. Como luto com essa questão há mais de 20 anos vou tentar ser breve:<br />1- Responsabilidade Civil Objetiva do Mandante do Jogo, Prova ou Partida – Pela legislação internacional promulgada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e ratificada pela ONU, a responsabilidade civil é OBJETIVA, não importando desta forma se a torcida é do mandante ou do adversário, ou qualquer outro elemento subjetivo que possa alterar o vínculo de responsabilidade. Aconteceu o resultado danoso o mandante é punido.<br />2- No Brasil, efetivamente, o preço ridículo dos ingressos para jogos de futebol. Paramos no tempo! Paramos no tempo do futebol romântico, que não era profissional, que pagava aos atletas um salário mínimo quando pagava... a realidade mudou. O Esporte profissional é um negócio de bilhões de dólares. A receita do futebol profissional no brasil passa de 2 Bilhões de dólares/ano. O que torna completamente inadmissível a teoria de que futebol é para o povão que não pode pagar ingresso caro. Os números da Globo S.A mostram que esse povão que não pode “pagar ingresso caro” é o mesmo que consome cerveja em quantidades industriais nos bares durante os jogos... olha só que coincidência o maior patrocinador do torneio é uma cervejaria...<br />3- Falta de educação do povo – triste realidade, mas se o Estado não consegue educar a população imagine uma associação desportiva com parcos recursos... não parece muito grata a missão. Há que se considerar também que as normas internacionais são feitas tendo em vista um panorama médio das realidades. Neste caso a nossa é muito pior. Analise a quantidade de pessoas detidas pela autoridade policial em média nos jogos de futebol e em qualquer outro evento. O aconselhável é não ter torcida presente... infelizmente, para se alcançar o “break-even” tem que subir o preço do ingresso pelo menos para uns R$200,00...<br /><br />Att<br /><br />Gustavo Cavalcanti<br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01649546313766888449noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-74041858270595300112018-01-16T09:50:37.157-02:002018-01-16T09:50:37.157-02:00Obrigado pelo comentário, Profa. Cleudes!
Penso da...Obrigado pelo comentário, Profa. Cleudes!<br />Penso da mesma forma, a imagem de uma instituição é um ativo que deve ser cuidado com bastante rigor.<br />No caso de dirigentes, o cuidado deve ser ainda maior, pois respondem diretamente pela organização.<br />Abraço<br />HALFENhttps://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-60392128473549307882018-01-16T09:30:25.927-02:002018-01-16T09:30:25.927-02:00Entendo que seja igual ao abalo de uma torcida, qu...Entendo que seja igual ao abalo de uma torcida, quando um dirigente de seu time querido faz algo que manche a imagem da instituição. O clube fica abalado com as atitudes descabidas de certos torcedores. E, também fica abalado, quando seus (ou um deles) dirigentes atuam de forma que, de alguma forma, agride sua imagem. <br />Um clube de futebol é uma Instituição como qualquer outra e deve assumir as consequências por atos feitos ligados ao seu nome, a sua marca. Assim eu acredito que deva ser. <br />Abraço, Idel. <br />Profa. Cleudes<br />Anonymousnoreply@blogger.com