tag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post2416505165244901709..comments2024-03-05T17:05:56.420-03:00Comments on Halfen - Marketing & Gestão: Posicionamento mercadológicoHALFENhttp://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-70209178780422322562013-05-21T22:00:11.474-03:002013-05-21T22:00:11.474-03:00Não tenho dúvidas que o posicionamento de quem vai...Não tenho dúvidas que o posicionamento de quem vai executar a ação deva vir de metodologia adequada. É o desse cara que estará na reta.<br /><br />Aqui, naturalmente vendo de fora, eu participo com minhas impressões limitadas de observador, ocasionalmente com uma boa ou má noção das variáveis, mas meramente um honesto observador vomitando preconceitos e ruminando análises.<br /><br />Espero, claro, uma vez que meu nome está em jogo que meus preconceitos e análises obedeçam no mínimo um senso lógico razoável. E em menor grau de esperança, que em estando no sentido correto que seja aproveitada. <b>Quem não fica satisfeito em ter uma tese vencedora</b><br /><br />Em tempo: Reforço que compartilho integralmente do seu proselitismo que cuidados com a marca via marketing devam ser calcadas em metodologia. O que não me impede que dissemine retórica "por aí". O gestor que tenha discernimento em eliminar o que é falácia irresponsável :-)Victorhttp://www.blablagol.com.brnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-85413773126399684392013-05-14T21:17:53.426-03:002013-05-14T21:17:53.426-03:00Victor
Obrigado pelo comentário.
Entendo suas col...Victor<br /><br />Obrigado pelo comentário.<br />Entendo suas colocações, mas nesse caso vale argumentar que os "posicionamentos" sugeridos são consequencias de um processo natural, ou seja, sem um planejamento prévio para se chegar a eles.<br />Obviamente que isso não inviabiliza a exploração dos mesmos.<br />O que quis colocar no artigo e aqui usei o exemplo do Fluminense, foi que a busca por um posicionamento deve vir de um objetivo estabelecido e embasada em análises e pesquisas.<br />Partindo desses se chega a algumas possibilidades, as quais são cruzadas com atributos relativos à importância, superioridade, exclusividade, acessibilidade e rentabilidade e o quão distintos são.<br />Definido o posicionamento, se implementarão iniciativas para reforçá-lo e capitalizar seus benefícios.<br /><br />STHALFENhttps://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-49603844988798346482013-05-14T20:43:14.879-03:002013-05-14T20:43:14.879-03:00Quem conseguiu ativar bem as imagens foi o Vasco. ...Quem conseguiu ativar bem as imagens foi o Vasco. O time tem o mantra do "Time da Virada" que é entoado fortemente pela sua torcida. Já para o clube, a imagem de vanguardista na questão racial é fortíssima e ultrapassa o proselitismo do clube para ser de fato defendido por sua torcida, chegando até mesmo a ser reconhecido por torcedores de outros clubes.<br />Os vascaínos (torcedores) compram essa imagem inegavelmente.<br /><br />Que os tricolores compraram o "Time de Guerreiros" não há dúvidas. Inclusive os rivais utilizam essa imagem para sacanear o Fluminense, evidência inequívoca do sucesso. Porém, além-Laranjeiras não vejo com tanta força a imagem de "Nós Somos a História".<br /><br />Eu conheço o lema, mas não vejo ele na ponta da língua dos torcedores tricolores. Não vejo tricolores em debate usando isso para se posicionar diante dos rivais e nem lambendo-se entre si de forma geral.<br /><br />Bem direto, vejo que os torcedores rivais do Fluminense se identificam direto com:<br />Vasco - vanguarda na questão racial<br />Flamengo - popular, time do povo, das massas<br />Botafogo - tradição, antiguidade e supertição<br /><br />Com "Nós Somos A História" o Fluminense bate com a imagem do Botafogo, e aí acredito que por incrível que pareça, algumas peculiaridades prejudiquem o Tricolor:<br /><br />(1) Alvinegrismo do Botafogo -> meio estranho, né? Mas quando fala-se em Garrincha e Nilton Santos e vê-se imagem, é o mesmo preto e branco de Túlio. Dessa forma, as imagens recentes do Botafogo já remetem ao passado distante e P&B.<br /><br />(2) Décadas de 50 e 60 -> O futebol é do início do século, mas a Seleção Brasileira foi ser campeã no período de ouro do Botafogo e Santos (outro alvinegro). Todas as referências populares aos primeiros craques remontam 58. São as escalações que serão decoradas. Ou seja, se o Fluminense foi o pioneiro, ficou como um sacrifício para que Santos e Botafogo dessem o passo inicial do estrelato.<br /><br />(3) Falta de conquistas atuais do Botafogo levam de cara botafoguenses e rivais a aludir que o Botafogo foi grande na época de Garrincha, e aí voltamos para o item (2).<br /><br />Eu estivesse encarregado de traçar caminhos para a imagem do Fluminense, iria vender duas características presentes no Fluminense:<br /><br />(a) Craques contratados. O Flamengo volta e meia compra todo mundo que é fera, mas vende que craque o Flamengo faz em casa e não marca essa característica. Não interessa que o Fluminense só contrate de vez em quando, pois quando faz remonta Horta e a Máquina e faz barulho. Parece que seus torcedores são mesmo almofadinhas bem-nascidos que podem comprar o melhor jogador do Brasil em determinado momento mesmo não sendo numerosos.<br /><br />(b) Na esteira da última frase do item (a), o Fluminense com seu mascote sendo o Cartola é aristocrático. O desafio seria vender aristocracia como algo positivo em um Mundo onde a busca de mercado consumidor busca se aproximar das massas, do povo. Fluminense deveria vender que ser Tricolor é um privilégio e que as massas podem admirar o time da elite. Bingaria ainda por antagonizar mais ainda com o Flamengo, impondo uma dicotomia com o rival de torcida mais numerosa.<br /><br />Não precisa nem se desfazer do "Time de Guerreiros". É só se colocar como os nobres que guerreavam.Victorhttp://www.blablagol.com.brnoreply@blogger.com