tag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post933649864901625859..comments2024-03-05T17:05:56.420-03:00Comments on Halfen - Marketing & Gestão: A ética puneHALFENhttp://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-87107942375575124642011-10-05T16:43:41.302-03:002011-10-05T16:43:41.302-03:00Isso, e por que uma entidade escolhe um em detrime...Isso, e por que uma entidade escolhe um em detrimento do outro modelo.<br /><br />Em um papo, o Roberto Pinto, seu colega, me falou que o Corinthians jamais arranjaria uma patrocinio master de 40 milhoes, como se a camisa valesse mais do que os patrocinadores individualmente estivessem dispostos a pagar. Não sei se concordo inteiramente com ele, é um ponto de vista interessante, mas acho que se um espaço tem tal valor de mercado, então você conseguirá vende-lo por esse preço, talvez seja apenas mais fácil e rápido vender fatiado. Mas a minha grande questão é o quanto ele acaba abrindo mão de parcerias que não necessariamente estampam a marca na camisa mas obtém retorno com outras ferramentas, como acontece com a seleção ou com as Olimpíadas. Outra coisa interessante é como essas marcas que não apostam no branding conseguem seu retorno!João Duartenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-59376606352942489642011-10-05T06:29:24.817-03:002011-10-05T06:29:24.817-03:00João
Obrigado pelo seu comentário.
De fato não há...João<br /><br />Obrigado pelo seu comentário.<br />De fato não há como negar que a proteção ao consumidor nos EUA encontra-se num estágio mais maduro do que no Brasil.<br />Quanto à sugestão do post, esteja à vontade, pois apesar de ter um "banco" de assuntos para serem abordados, muitas vezes a inspiração não vem para desenvolvê-los.<br />Apenas para "checar entendimento", vc sugere que eu discorra sobre as características sobre patrocínios mais voltados ao caráter institucional contra patrocínios mais voltados ao produto e à venda. Seria isso?<br />AbraçoHALFENhttps://www.blogger.com/profile/02480004563834588674noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5828419913126618711.post-47171578126375398762011-10-05T03:53:33.076-03:002011-10-05T03:53:33.076-03:00Idel, deixando de lado a questão ética, até por qu...Idel, deixando de lado a questão ética, até por que não há discussão quando há acordo, o quanto as punições estipuladas lesam as marcas e as vendas? Eu ainda vejo a Danone prometer no Brasil as mesmas coisas pelas quais foi multada nos EUA, e com sucesso.<br /><br />Me permite fazer uma proposta de post? Aproveitando a recente pesquisa do IBOPE sobre os hábitos dos consumidores de esporte, o case Corinthians e o case CBF, colocar sua opinião quanto ao uso do marketing como branding apenas, como no caso do time paulista contra o uso do marketing como vendas, com mais apelo institucional como no caso da seleção brasileira, Olimpíadas e até times da Europa como o Milan, que embora possua um patrocínio na camisa, consegue outras dezenas de patrocinadores fortes como Audi, Nivea, Tim, MSC, Dolce & Gabana entre outros... O que você vê como um modelo ideal no Brasil? Não levando apenas o curto prazo e necessidade de fluxo de caixa mas também a própria marca do clube.<br /><br />Um abraço, João DuarteJoão Duartenoreply@blogger.com