terça-feira, 8 de março de 2011

SWOT - What?

A análise SWOT é uma ferramenta de avaliação de cenário voltada ao planejamento estratégico e de marketing.
A sigla SWOT é o compilado das iniciais das palavras strenghts – pontos fortes, weakness – fraquezas, opportunities – oportunidades e threats – ameaças.
Em resumo, os gestores elencam as características de sua empresa e algumas vezes dos concorrentes, classificando-as nas quatro segmentações citadas acima.
Para uma melhor compreensão dessa ferramenta, utilizaremos como exemplo, uma análise bem superficial sobre a marca de material esportivo Nike.

Strenghts

  • Alto poder de competitividade
  • Não tem fábricas, ou seja, o dinheiro não é investido em imóveis e maquinários, o que permite alocar a produção onde os custos sejam mais competitivos
  • Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento
  • Marca Global
Weakness
  • Altamente dependente do segmento de calçados, mesmo com expressiva diversificação de produtos.
  • Dependência ao varejo faz com que algumas margens sejam sacrificadas.
Opportunities
  • Ser uma marca de moda, o que permite a compra de novos produtos, mesmo que os comprados anteriormente não tenham se desgastado.
  • Desenvolver acessórios de alto valor tais como óculos e jóias.
  • Desenvolver oportunidades internacionalmente.
Threats
  • Instabilidade de custos e margens em função do comércio internacional.
  • Crescente atratividade desse segmento pode trazer novos entrantes.
Na verdade, esse tipo de análise costuma ser bem mais detalhada e muitas das vezes se baseia também nas características da concorrência.
Porém, o objetivo aqui foi mostrar como essa ferramenta pode e deve ser utilizado para se situar no mercado.
Indo um pouco mais longe, a análise SWOT poderia ser também um ótimo instrumento para que equipes e atletas avaliassem as características de todas as partes envolvidas no contexto em que atuam (concorrentes, árbitros e si próprios), para daí traçar estratégias que o ajudassem a triunfar nas competições.
Para finalizar, fica para reflexão uma frase de Sun Tzu, autor de “A arte da Guerra”: Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.

Trazendo para os dias atuais, acrescentaria, tanto no esporte, como nos negócios:Desenvolva mais pontos fortes, corrija as fraquezas reconhecidas, esteja sempre atento às oportunidades e antecipe-se às ameaças.


2 comentários:

  1. Olá Idel,

    Creio que hoje em dia um planejamento estatégico de 3 ou 4 anos seja fundamental aos clubes de futebol, mas acho que poucos ainda utilizam essa ferramenta (que é indispensável no mundo corporativo, principalmente nas grandes corporações). Sei que o Internacional de Porto Alegre tem um planejamento estratégico, não sei se mais clubes se planejam dessa forma. Aliás o profissionalismo na gestão dos clubes ainda engatinha no Brasil, pois esbarra em estatutos antigos e dirigentes com pensamentos nada modernos, o que é uma pena. Abraços.

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  2. Andrés

    Vc tem total razão.
    Na minha opinião, o principal entrave para uma administração profissional é a falta de preparo dos dirigentes, que por não possuírem vivência em grandes empresas, passam a gerir o clube na base da "ação e reação", é algo assustador.
    Abraços

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