A análise SWOT é uma ferramenta de avaliação de cenário voltada ao planejamento estratégico e de marketing.
A sigla SWOT é o compilado das iniciais das palavras strenghts – pontos fortes, weakness – fraquezas, opportunities – oportunidades e threats – ameaças.
Em resumo, os gestores elencam as características de sua empresa e algumas vezes dos concorrentes, classificando-as nas quatro segmentações citadas acima.
Para uma melhor compreensão dessa ferramenta, utilizaremos como exemplo, uma análise bem superficial sobre a marca de material esportivo Nike.A sigla SWOT é o compilado das iniciais das palavras strenghts – pontos fortes, weakness – fraquezas, opportunities – oportunidades e threats – ameaças.
Em resumo, os gestores elencam as características de sua empresa e algumas vezes dos concorrentes, classificando-as nas quatro segmentações citadas acima.
Strenghts
- Alto poder de competitividade
- Não tem fábricas, ou seja, o dinheiro não é investido em imóveis e maquinários, o que permite alocar a produção onde os custos sejam mais competitivos
- Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento
- Marca Global
Weakness
- Altamente dependente do segmento de calçados, mesmo com expressiva diversificação de produtos.
- Dependência ao varejo faz com que algumas margens sejam sacrificadas.
- Ser uma marca de moda, o que permite a compra de novos produtos, mesmo que os comprados anteriormente não tenham se desgastado.
- Desenvolver acessórios de alto valor tais como óculos e jóias.
- Desenvolver oportunidades internacionalmente.
Threats
- Instabilidade de custos e margens em função do comércio internacional.
- Crescente atratividade desse segmento pode trazer novos entrantes.
Porém, o objetivo aqui foi mostrar como essa ferramenta pode e deve ser utilizado para se situar no mercado.
Indo um pouco mais longe, a análise SWOT poderia ser também um ótimo instrumento para que equipes e atletas avaliassem as características de todas as partes envolvidas no contexto em que atuam (concorrentes, árbitros e si próprios), para daí traçar estratégias que o ajudassem a triunfar nas competições.
Para finalizar, fica para reflexão uma frase de Sun Tzu, autor de “A arte da Guerra”: Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.
Trazendo para os dias atuais, acrescentaria, tanto no esporte, como nos negócios:Desenvolva mais pontos fortes, corrija as fraquezas reconhecidas, esteja sempre atento às oportunidades e antecipe-se às ameaças.
Trazendo para os dias atuais, acrescentaria, tanto no esporte, como nos negócios:Desenvolva mais pontos fortes, corrija as fraquezas reconhecidas, esteja sempre atento às oportunidades e antecipe-se às ameaças.
Olá Idel,
ResponderExcluirCreio que hoje em dia um planejamento estatégico de 3 ou 4 anos seja fundamental aos clubes de futebol, mas acho que poucos ainda utilizam essa ferramenta (que é indispensável no mundo corporativo, principalmente nas grandes corporações). Sei que o Internacional de Porto Alegre tem um planejamento estratégico, não sei se mais clubes se planejam dessa forma. Aliás o profissionalismo na gestão dos clubes ainda engatinha no Brasil, pois esbarra em estatutos antigos e dirigentes com pensamentos nada modernos, o que é uma pena. Abraços.
Andrés
ResponderExcluirVc tem total razão.
Na minha opinião, o principal entrave para uma administração profissional é a falta de preparo dos dirigentes, que por não possuírem vivência em grandes empresas, passam a gerir o clube na base da "ação e reação", é algo assustador.
Abraços