Para quem não conhece, LeBron James é um jogador americano de basquete considerado um dos mais versáteis da NBA, pois além da posição de ala, é capaz de jogar como pivô e armador. Disputou duas olimpíadas pelos EUA, 2004 e 2008 e foi eleito por duas vezes o MVP (most valuable player) da liga norte-americana.
LeBron está na NBA desde 2003, quando saiu da High School direto para o Cleveland Cavaliers, de Ohio, estado onde nasceu. Entretanto, a partir da temporada 2010-2011, ele passa a ter o status de free agent, um termo utilizado para designar que o atleta está elegível para assinar contrato com qualquer outra equipe, o que o fez tornar-se alvo da cobiça de várias franquias.
O fato de um atleta se transferir para outro time é algo bastante corriqueiro no esporte, porém, o que vale ser registrado no caso de LeBron são as iniciativas de marketing que envolveram esse episódio.
A começar, vale destacar a estratégia do próprio Cleveland Cavaliers, que baseou seu apelo em aspectos emocionais, não só enaltecendo o fato de Ohio ser o estado natal do jogador, como também com a criação de um clip intitulado “We are LeBron”, uma adaptação do “We are the world” de Michael Jackson e Lionel Ritchie. Nesse clip, várias personalidades do estado, como governador, atores, apresentadores, atletas, etc. aparecem cantando, tal qual o clip original.
Para quem quiser assistir, o link é http://vimeo.com/11786668
Nova York também ficou em polvorosa com a possibilidade de LeBron atuar pelo Knicks, várias mobilizações ocorreram, a lanchonete Carnegie Deli batizou um de seus sanduíches com o nome do atleta e até um clube de striptease prometeu a criação do “LeBron Day”, no qual os shows seriam grátis e as dançarinas estariam trajando a camisa do ídolo.
O jornal Daily Mail criou uma seção que incentivava seus leitores a enviarem mensagens e vídeos relacionados à vinda de LeBron.
No final, quem levou a melhor na disputa foi o Miami Heat, que segundo o jogador foi a franquia que apresentou a melhor proposta tanto pelo ponto de vista financeiro como pelo esportivo.
No entanto, tão impactante quanto a transferência foi a forma como as partes envolvidas utilizaram a mídia para a comunicação do fato.
A ESPN transmitiu um programa especial chamado “A Decisão”, essa atração teve 1 hora de duração, com audiência de cerca de 10 milhões de pessoas, a 3ª maior da TV por assinatura nos EUA em 2010, anunciantes como a Bing - ferramenta de pesquisa da Microsoft - e, como ponto culminante, o pronunciamento do craque acerca de sua decisão.
Parte do valor arrecadado com a publicidade do programa foi doada para a entidade de caridade Boys & Girls Club of America, a pedido do próprio LeBron.
Ações na web também ocorreram, tanto através do twitter como de home page.
Enfim, a Escolha de LeBron, além de extremamente interessante pelo prisma esportivo, pois certamente aumentará a atratividade e competitividade dos jogos da NBA, é uma excelente amostra de como o esporte pode ser gerido sob a ótica de marketing e negócios.
Acho que o esporte no Brasil está muito longe de ser gerido sob esta ótica de marketing e negócios, pois se não conseguimos criar uma atmosfera semelhante a "Escolha de LeBron", em nosso esporte de maior popularidade, o que esperar para as demais modalidades.
ResponderExcluirGigi
ResponderExcluirConcordo plenamente com você.