terça-feira, 22 de abril de 2014

O marketing através dos games


Para se ter sucesso num mercado cada dia mais competitivo é mandatório estar sempre atento às tendências e ao comportamento dos consumidores.
Tal condição se aplica a qualquer ramo de atividade, inclusive ao esporte.
Dentro dessa linha, as empresas e instituições esportivas não podem ficar alheias à necessidade de interação com os públicos que se relacionam com suas marcas e, nesse contexto, os jogos virtuais são excelentes ferramentas para se cumprir esse objetivo.

 As oportunidades são ilimitadas, podendo variar do desenvolvimento de uma plataforma própria para relacionamento com o consumidor, como a Nike fez através do lançamento de um sensor que permite ao praticante de corrida acompanhar, colocar metas para sua performance e desafiar outros usuários do produto a algum tipo de disputa.
Com essa iniciativa, além do incentivo ao exercício, a marca consegue promover a interação com e entre os consumidores.

Outra possibilidade é a utilização de alguma plataforma já existente para alcançar objetivos estratégicos de marketing.
Aqui vale citar a parceria entre o Fluminense e a FIFA, para que o primeiro sedie as eliminatórias brasileiras e a Grande Final da Copa do Mundo Interativa (FIFA Interactive World Cup) 2014, evento oficial da FIFA e reconhecido pelo Guiness Book como o maior torneio de game online do mundo.
Com essa ação, o clube brasileiro consegue estar presente mundialmente diante de um público jovem, o que contribui para o rejuvenescimento de sua base de torcedores no país e para angariar simpatizantes em outras partes do mundo.
Cumpre observar que na fase online da Copa do Mundo Interativa participaram 2,5 milhões de usuários de todo o planeta.
O processo de internacionalização também é reforçado em função da associação com marcas globais, tais como FIFA, FIFA Soccer, EA e PlayStation/Sony, além de fortalecer a associação da marca do clube com o cenário da Copa do Mundo, visto que o evento faz parte da agenda oficial da FIFA no período da competição no Brasil.
A iniciativa serve ainda como ferramenta de divulgação da história do clube, que foi o berço da seleção brasileira de futebol.

Evidentemente, outros clubes do cenário mundial já identificaram o quão estratégico é estar presente para esse público de games, vide o Manchester City que tem, dentro do seu estádio, uma estação de videogames onde é possível jogar o game FIFA com o time do Manchester City.
Complementando a estratégia, a Etihad, companhia aérea dos Emirados Árabes que detém o naming rights do estádio e patrocina a equipe, oferece em alguns voos a mesma possibilidade citada anteriormente.

Como podemos constatar, a gamificação é uma excelente oportunidade para empresas, clubes e federações estarem presentes diante de um público importante, onde não há limites para a criatividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário