O fenômeno das redes sociais vem se tornando um grande desafio para os gestores de marketing e CEO's de instituições.
Saber trabalhar com elas é algo que todos buscam, porém, em função do relativo pouco tempo de existência e da velocidade da evolução tecnológica, ainda gera muita incerteza.
Saber trabalhar com elas é algo que todos buscam, porém, em função do relativo pouco tempo de existência e da velocidade da evolução tecnológica, ainda gera muita incerteza.
Por outro lado, criar uma rede social e ingressar nesse mercado é algo que pode remeter às famosas bolhas que abalaram a economia mundial, até porque, elaborar produtos atrativos e com modelos de negócios viáveis não é tarefa das mais fáceis, vide a evolução que muitos produtos sofreram, valendo aqui lembrar o telefone celular que inicialmente cobrava a tarifa de quem recebia as ligações e os pacotes de acesso à internet cobrados por minutos utilizados.
Ter um número significativo de acessos não significa que o modelo seja lucrativo, pois mesmo adotando-se procedimentos de segmentação e busca de públicos distintos, o fator modismo ainda tem grande influência na audiência e no efetivo consumo.
Dessa forma, o declínio de algumas redes costuma ser silencioso, assim como costuma ser o crescimento e o surgimento de outras.
Nessa linha, vale comentar o surgimento da Pinterest, uma rede social voltada à organização e compartilhamento de imagem que foi criada em 2010 na Califórnia e hoje já é a terceira mais acessada nos EUA.
Essa rede costuma ser muito utilizada pelo segmento varejista para apresentar seus produtos e até comercializá-los, principalmente os voltados ao público feminino, o que pode explicar o fato de cerca de 80% dos usuários do Pinterest serem mulheres.
Curiosamente, mesmo diante dessas características demográficas, o Liverpool da Inglaterra lançou sua página no Pinterest http://pinterest.com/officiallfc/, o que reforça ainda mais seu posicionamento de pioneirismo no país.
Através do Pinterest, o Liverpool comercializa produtos licenciados e consegue ainda sob a forma de fotos e vídeos passar um pouco da história do clube, o que é bastante produtivo numa sociedade onde o bombardeio de comunicação e informações é cada dia mais intenso.
Contudo, tão importante quanto a reflexão infindável acerca do mercado de redes sociais, é observar a atuação do Liverpool, que em suas iniciativas consegue cumprir um dos princípios básicos do marketing, o de estar ao alcance de seus potenciais consumidores, seja distribuindo de forma eficaz suas informações como também seus produtos.
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