Os fãs de tênis devem ter reparado que desde Roland Garros 2012, Novak Djokovic não veste mais a marca Sergio Tacchini.
Marca, por sinal, pouco popular se comparada às gigantes da indústria de material esportivo.
MARTINA HINGIS |
Porém, apesar de não tão conhecida, essa marca italiana já patrocinou tenistas como Pete Sampras, John Mc Enroe, Martina Hingis, Martina Navratilova e Gabriela Sabatini.
Sergio Tacchini foi um jogador de tênis italiano que, após deixar as quadras, fundou uma empresa para produzir equipamentos e roupas para seu esporte.
O grande diferencial da marca é o estilo, tanto que estendeu seus patrocínios a pilotos de Fórmula 1, esquiadores, velejadores, além de associá-la a produtos como perfumes, relógios, óculos, etc.
Em 1996, a marca vestiu a delegação italiana nos Jogos Olímpicos.
O sérvio Novak Djokovic assinou em novembro de 2009 um contrato de 10 anos com a empresa, o qual foi rescindido pouco antes do início de Roland Garros 2012.
Durante o período que durou o patrocínio, Djokovic conquistou quatro torneios de Grand Slam e venceu 84,7% das partidas que disputou.
Várias são as causas apontadas para a rescisão, entre as quais são citadas:
- o contrato contemplava um valor fixo garantido mais um valor variável, entretanto o desempenho de Novak superou às estimativas deixando o patrocinador com dificuldades para pagar e manter a viabilidade do projeto.
- os produtos com a marca Djokovic não estavam sendo bem distribuídos nos EUA, um dos mercados mais atraentes em termos de vendas.
O próprio material utilizado por ele no Aberto dos EUA 2011, o qual venceu, não foi distribuído no país.
- notava-se uma clara preferência pelo mercado europeu, tanto que quando uma camisa chegava nos EUA, o preço era US$ 20 mais caro do que os similares da concorrência.
Na verdade, o que aconteceu com Novak Djokovic é muito mais comum do que se pode imaginar.
Os fornecedores de material esportivo na ânsia de assinarem contratos para que jogadores, clubes e seleções vistam sua marca, não medem esforços em elaborar propostas de grande impacto financeiro, no entanto, muitas das vezes deixam de atentar para os eventuais problemas de distribuição e até mesmo do não cumprimento de fatores básicos de parceria.
Por vezes a situação fica tão insustentável que deriva para a rescisão e troca de fornecedor, aliás, foi o que ocorreu com o tenista sérvio que agora veste Uniqlo, empresa japonesa que também patrocina o tenista japonês Kei Nishikori.
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