Frequentemente ouvimos e até proferimos expressões que se referem a algum tipo de julgamento, todavia, em grande parte das vezes, tais avaliações são meramente emocionais e sem se ater se os critérios que levam a tal conclusão são adequados.
O que vem a ser um bom médico ou um bom dentista?
O que vem a ser um bom médico ou um bom dentista?
Existem centenas de variáveis e ponderações que poderiam, talvez, embasar esse veredito, no entanto, a própria ponderação que deveria ser aplicada às tais variáveis também necessitaria de julgamentos, os quais, certamente, também seriam questionados.
O mesmo raciocínio pode ser aplicado à propaganda.
Em conversas informais surgem algumas vezes citações sobre propagandas e campanhas publicitárias geniais, porém quando se questiona sobre a lembrança da marca ou mesmo do produto anunciado, há um silêncio revelador da pouca eficácia daquela comunicação.
Obviamente existem métricas e pré-testes que conseguem trazer indícios sobre a eficácia da campanha, no entanto, sua aplicação pode ser questionável, principalmente em função da capacidade econômico-financeira do anunciante.
Deixando a teoria de lado, podemos passar para um caso ocorrido no lançamento do smartphone Galaxy S4 pela Samsung, que se utilizou do campeão olímpico jamaicano Usain Bolt para o endosso do produto.
Obviamente existem métricas e pré-testes que conseguem trazer indícios sobre a eficácia da campanha, no entanto, sua aplicação pode ser questionável, principalmente em função da capacidade econômico-financeira do anunciante.
Deixando a teoria de lado, podemos passar para um caso ocorrido no lançamento do smartphone Galaxy S4 pela Samsung, que se utilizou do campeão olímpico jamaicano Usain Bolt para o endosso do produto.
Uma ótima escolha, pois consegue associar o homem mais veloz do mundo a um aparelho que tem a velocidade como uma de suas vantagens competitivas.
Como parte das ações de lançamento, organizou um grande evento promocional em Westifield, no qual os visitantes poderiam testar o smartphone.
Nesse mesmo evento, como ferramenta de entretenimento, foi colocado um banner em tamanho real do corredor, de forma que as pessoas pudessem tirar foto ao lado dele e assim se passasse a impressão que era o próprio Bolt na foto.
Nesse mesmo evento, como ferramenta de entretenimento, foi colocado um banner em tamanho real do corredor, de forma que as pessoas pudessem tirar foto ao lado dele e assim se passasse a impressão que era o próprio Bolt na foto.
Resultado: a maioria dos presentes ao evento preferiu fazer a foto ao lado do cartaz de Usain Bolt do que testar um dos telefones mais rápidos do mundo.
Muito provavelmente, os que foram ao evento adoraram a atração, entretanto, poucos poderão recomendar o Galaxy S4 em função da experiência de uso.
Um típico caso em que o anúncio tem uma repercussão maior do que o produto e a marca em si.
É importante destacar que o fato ocorrido não significa que campanhas não devam ser impactantes e fortes, ao contrário, no entanto, é fundamental que haja o devido equilíbrio e que os objetivos do anunciante sejam a prioridade da iniciativa.
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