terça-feira, 10 de setembro de 2013

Chegar ou se manter


Tanto no esporte como no mercado, muito se discute sobre o que é mais difícil: chegar à liderança – ou posição de destaque - ou se manter depois que se chega.
Se por um lado, a liderança propicia maior poder de barganha na disputa pelo mercado, por outro deixa a empresa mais visada pela concorrência, que tanto a usa como benchmarking como procura explorar seus pontos fracos.

Surgem assim, ataques a nichos que podem muitas vezes causar relativo estrago e desestabilizar os gigantes.
Avon, Airbus, Nokia e Kodak são alguns exemplos de lideranças perdidas.

No esporte, a liderança impõe respeito, mas também traz os problemas citados acima.
Sendo que em algumas modalidades, os problemas são ainda maiores em função dos estudos detalhados sobre os oponentes.
Judô, Voleibol, Tênis e Futebol ilustram bem essa condição, onde muitas vezes se consegue neutralizar pontos fortes e explorar os fracos graças a treinamentos com esse fim.
O problema nesse caso é que após o atingimento do objetivo, o caçador se transforma em caça e passa a ser "o monitorado".
Já as provas de velocidade em esportes como Natação e Atletismo, os efeitos dos estudos sobre os adversários costumam ser menores.

Além disso, muitas vezes o posto de # 1 vem acompanhado de acomodação e soberba, ingredientes propícios para o fracasso.
Mas mesmo sem esses ingredientes, a posição mais alta faz com que a atenção ao mercado seja mais pulverizada, pois, além da própria competição, existem dezenas de concorrentes, muitos dos quais pouco conhecidos e, consequentemente, com escassas informações disponíveis.
Já os que vêm de trás, costumam ter um alvo mais definido.

Outro ponto interessante de ser abordado em relação à liderança, é que essa, geralmente, faz com que os gestores se preocupem menos com a evolução e as tendências do mercado, acreditando que o que fizeram no passado e resultou no bom resultado de momento é suficiente para ali se perpetuarem.
São inúmeros os casos de empresas e atletas que perderam suas posições por não terem revistos seus métodos e conceitos.

Na verdade, o termo liderança tem um efeito aqui bastante ilustrativo, isso porque a vice-liderança, o 3º lugar e demais posições de destaque também requerem cuidado para sua manutenção.

Enfim, assim como corredores e nadadores que têm preferências distintas sobre competir à frente ou vir de trás, variará a opinião sobre o que é mais difícil, “chegar ou se manter”, a única certeza é que ambas são muito difíceis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário