A Sainsbury’s é a segunda maior rede de
supermercados do Reino Unido, o que, de fato, em nada agrega ao objeto do
texto, entretanto, a preocupação da empresa com os aspectos de sustentabilidade
são dignos de registro e repercussão.
Entre as
suas inúmeras iniciativas, podemos
destacar a da produção de frangos de corte de forma a reduzir a pegada de
carbono e a produção do leite que leva sua marca, na qual os 334 produtores fornecedores precisam cumprir nove normas referentes à nutrição e instalações, entre outros.
Além da
preocupação com o bem estar animal, a rede instalou painéis solares em parte de
suas lojas, o que permite reduzir a emissão de carbono através da diminuição de
gases com efeito estufa.
Vale
ressaltar que os custos/investimentos dessas iniciativas são totalmente absorvidos
pela empresa.
O que torna a atuação da Sainsbury's um ótimo exemplo de gestão do chamado Marketing 3.0.
Aqui vale um parêntesis para passar a visão de Kotler, de forma bem resumida, sobre a evolução do marketing e suas fases.
O que torna a atuação da Sainsbury's um ótimo exemplo de gestão do chamado Marketing 3.0.
Aqui vale um parêntesis para passar a visão de Kotler, de forma bem resumida, sobre a evolução do marketing e suas fases.
Na 1.0, o marketing consistia na venda de produtos a todos que quisessem comprar.
Já a 2.0 foi pautada na informação e na busca pelos anseios funcionais do cliente.
Até que chegou a 3.0, voltada a valores que propiciam um mundo melhor, ou seja, os clientes passam a procurar marcas que foquem, também, aspectos ligados à justiça social, econômica e ambiental.
No esporte não faltam exemplos de clubes, entre eles o Fluminense, que investem e focam os aspectos de sustentabilidades.
Já a 2.0 foi pautada na informação e na busca pelos anseios funcionais do cliente.
Até que chegou a 3.0, voltada a valores que propiciam um mundo melhor, ou seja, os clientes passam a procurar marcas que foquem, também, aspectos ligados à justiça social, econômica e ambiental.
No esporte não faltam exemplos de clubes, entre eles o Fluminense, que investem e focam os aspectos de sustentabilidades.
As arenas e competições também dão ótimos exemplos de
iniciativas ligadas à proteção do meio ambiente e aos animais.
No entanto,
em função da intenção do artigo, voltarei a utilizar a Sainsbury’s como
benchmarking de empresa comprometida com a sociedade e, consequentemente, com o
esporte.
Essa
rede de varejo foi a primeira da história a comprar a cota principal dos Jogos
Paralímpicos.
Além do fortalecimento da marca, a empresa conseguiu nos primeiros 4 meses do patrocínio, um aumento de vendas de 1,9%, enquanto que a Tesco, sua principal concorrente cresceu 0,2%.
Além do fortalecimento da marca, a empresa conseguiu nos primeiros 4 meses do patrocínio, um aumento de vendas de 1,9%, enquanto que a Tesco, sua principal concorrente cresceu 0,2%.
Tais
resultados incentivaram a Sainsbury’s a renovar contrato com o Comitê
Paralímpico Britânico para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e para o Campeonato Mundial Paralímpico de 2017 em Londres.
Além dessa iniciativa, adquiriu o title sponsor do Summer Series, um conjunto de três eventos de atletismo no Reino Unido, inclui-se aqui o Sainsbury’s Anniversary Games, que comemorou um ano dos Jogos de Londres 2012.
Sem dúvida,
um excelente case que mostra como é possível usar o esporte para unir pessoas e melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores,
colaboradores e opinião pública.Além dessa iniciativa, adquiriu o title sponsor do Summer Series, um conjunto de três eventos de atletismo no Reino Unido, inclui-se aqui o Sainsbury’s Anniversary Games, que comemorou um ano dos Jogos de Londres 2012.
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