terça-feira, 26 de novembro de 2013

Por que só o marketing?




A falta de conhecimento sobre o que efetivamente significa e quais as atribuições do marketing têm aberto espaço para as mais diversas interpretações.
Entre as principais tolices proferidas a respeito podem ser citadas:
  •  “A área de marketing precisa gerar mais receita”, como se uma área estratégica fosse responsável direta por essa incumbência;
  • “O marketing de tal instituição é melhor do que de outra”, como se fosse possível comparar resultados sem se saber os objetivos, recursos e prazos traçados;
  •  “Não vi nenhuma ação de marketing”, como se todas as ações fossem visíveis tal qual uma publicidade é.


A triste realidade é que o pouco tempo de existência do marketing e a consequente falta de profissionais bem formados e/ou com experiência no ramo fizeram com que a disciplina fosse desvirtuada e deixasse espaço aberto para curiosos e palpiteiros.

No caso do “marketing esportivo” a coisa toma rumos ainda mais nocivos.
Cursos e seminários sobre o tema proliferam com velocidade espantosa.
Empresas e profissionais do ramo também se multiplicam, muitos desses oriundos dos cursos e seminários citados acima.
Ajuda a entender melhor esse cenário o fato de não existir, ou pelo menos serem raros, cursos e profissionais especializados em “Finanças Esportivas”, “Tecnologia da Informação Esportiva”, “Controladoria Esportiva”, “Logística Esportiva”, “Planejamento Estratégico Esportivo”, “P&D Esportivo”, etc.

Nada contra a busca por conhecimento, muito pelo contrário, o objetivo do texto é justamente incentivar o aprendizado sobre marketing, independentemente desse ser voltado à área esportiva, cultural, política, bens de consumo, varejo, serviços, etc..
Porém, essa busca deve ter como foco o verdadeiro marketing, aquele dos livros de Kotler, Levitt, Al Ries, Jerome McCarthy, por exemplo, e praticado por algumas boas empresas.
Creio que só dessa forma seja possível ter um contingente suficientemente representativo dessa disciplina e assim, quem sabe, o marketing seja disseminado corretamente e passe a ser mais bem utilizado pelas instituições.

Por fim, vale destacar que o marketing não é uma ciência exata, o que significa dizer que sempre existirão vários caminhos para se chegar ao objetivo traçado, entretanto, o índice de assertividade nas decisões tomada é diretamente proporcional ao embasamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário