Talvez o texto não tenha tanta relação com o marketing e/ou com o esporte, mas fica difícil não escrever sobre os protestos contra a Copa do Mundo.
Nada contra os protestos, desde que feitos sem violência e que não envolvam inocentes. Trata-se, sem dúvida, de uma atividade legítima que qualquer cidadão, em dia com seus deveres, tem o direito de exercer.
Analisando mais detalhadamente esse parágrafo, veremos que a palavra
O 2º ponto grifado é o da frase “em dia com seus deveres”, visto que o fator "coerência" é fundamental para dar legitimidade e credibilidade aos que se manifestam. Sendo assim, é mandatório que não faça parte do grupo dos que protestam, pessoas que usufruam de práticas ilegais ou que deixem de cumprir suas obrigações com o governo, mesmo que essas não pareçam justas aos seus olhos, já que esse argumento é o mesmo que alguns políticos adotam para arbitrarem seus ganhos ou justificarem suas falcatruas.
Apesar de considerar os pontos assinalados acima como muito importantes, vejo uma situação ainda mais grave, que é a utilização da Copa para protestar.
Reitero que sou a favor das manifestações por causas justas, como as que clamam por melhorias na educação, na saúde e na segurança e, que também acho inaceitáveisl os gastos que o evento produziu.
No entanto me causa perplexidade ver que a população precisa de um “evento” para se mobilizar, penso que não é necessário, afinal motivos não faltam...
Reitero que sou a favor das manifestações por causas justas, como as que clamam por melhorias na educação, na saúde e na segurança e, que também acho inaceitáveisl os gastos que o evento produziu.
No entanto me causa perplexidade ver que a população precisa de um “evento” para se mobilizar, penso que não é necessário, afinal motivos não faltam...
Nem digo isso por receio de que a Copa fracasse, mesmo achando que esse quadro seria maléfico para o esporte, do qual sou ferrenho defensor. Digo isso por temer que após o término do evento o povo se aquiete e só volte a mostrar sua indignação próximo a algum outro evento de grande magnitude.
Aliás, a bem da verdade, um ótimo momento para a população se manifestar será nas eleições ainda esse ano.
Creio que um rotundo não a tudo que esteja em desacordo trará muito mais benefícios ao país do que um protesto, pois será algo de ação mais duradoura e com menos prejuízo ao esporte.
Creio que um rotundo não a tudo que esteja em desacordo trará muito mais benefícios ao país do que um protesto, pois será algo de ação mais duradoura e com menos prejuízo ao esporte.
Por fim, vale ainda alertar sobre os "aproveitadores" que, ao perceberem a impopularidade do evento, passaram a ser críticos ferrenhos de tudo que se relacione à Copa. Seria bastante oportuno se esses "novos revolucionários" esclarecessem a razão de não terem demonstrado, pelo menos publicamente, essa revolta antes da consolidação do atual cenário anti-Copa.
É...talvez o texto não tenha tanta relação assim com o marketing e/ou com o esporte.
Talvez tenha...afinal, além da imagem do esporte necessitar de cuidado, o que não deixa de ser uma atividade do marketing, governantes que entendam os reais benefícios do esporte terão, provavelmente, mais chances de fazerem boas gestões.
Talvez tenha...afinal, além da imagem do esporte necessitar de cuidado, o que não deixa de ser uma atividade do marketing, governantes que entendam os reais benefícios do esporte terão, provavelmente, mais chances de fazerem boas gestões.
Parabéns Idel!
ResponderExcluirUma leitura objetiva que aponta uma das limitações do nosso exercício de cidadania. Refiro-me à omissão, de grande parte da população, em cobrar continuamente dos que nos representam um mínimo de prestação de contas. Democracia não se limita ao direito ao voto, ela abrange o monitoramento das ações no cargo público.
Obrigado, amigo!
ResponderExcluirSeu breve comentário complementa muito bem o texto.
Abraço