Seja na esfera corporativa ou na pessoal existe um inimigo que, apesar de não se manifestar de forma explícita, habita um espaço exagerado em nossas decisões: o paradigma.
Em função dele elaboramos planejamentos e adotamos ações que, evidentemente, não alcançam todo o potencial que poderiam atingir simplesmente porque não se parou para pensar ou questionar se as premissas que estavam sendo utilizadas eram tão incontestes assim.
Exemplifica bem essa característica a constante segregação entre bebida alcoólica e esporte, principalmente os de endurance como corrida e triathlon, por exemplo.
Na contramão dessa corrente poderíamos citar que o Ironman de Kona já teve a cerveja Bud Light como patrocinadora. Todavia, talvez, o caso que mais deixe evidente de como é possível associar um produto visto por muitos como um “inimigo” do esporte ao próprio esporte é o bar inaugurado pela New Balance em Londres, o The Runaway.
Este bar, além de comportar no térreo uma academia, aceita como “moeda” a quilometragem percorrida pelo corredor, a qual é aferida pelo aplicativo Strava. A campanha, batizada de New Balance Everybody’s Race, coloca quatro desafios aos corredores que se preparam para as principais provas da Inglaterra, de modo que um número estipulado de milhas percorridas se transforme em crédito para o consumo de cervejas no “The Runway”.
Segundo a New Balance, trata-se de uma forma inusitada de capacitar corredores e promover o congraçamento entre eles.
O intuito deste artigo não é discutir a ação em si, pois esta só pode ser avaliada através de indicadores que balizem os objetivos da empresa, os quais, não necessariamente passam pelo maior consumo de produtos da New Balance no curto prazo, afinal se trata de uma ação de marketing e não comercial.
O que se pretende com o texto é chamar a atenção para que “verdades” cristalizadas ao longo do tempo não se tornem absolutas a ponto de não se enxergar oportunidades interessantes de sinergia.
Muito provavelmente, tanto a Bud quanto a New Balance devem ter apurado em suas pesquisas que o consumo moderado de cerveja é uma forma de lazer já adotada por inúmeros atletas que, estando relaxados e satisfeitos, tendem a conseguir melhores resultados. Além do que, na medida em que se associa a cerveja ao esporte, consegue trazer para um produto muitas vezes “atacado” pela sociedade uma imagem de saúde.
Apesar de os exemplos citados parecerem - após a análise - possuir certa dose de coerência, é fundamental que todo e qualquer paradigma enraizado seja detalhadamente estudado, seja para a decisão de mantê-lo ou de acabá-lo, o que deve ser realizado frequentemente sob o risco de se criarem novos paradigmas.
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