O conceito de posicionamento tantas vezes explorado nessa plataforma, ainda que de uma simplicidade límpida, não consegue ser muito bem entendido por grande parte dos que tentam do termo se utilizar.
Talvez pelo fato de ser uma palavra fácil, usada para quase tudo, desde a colocação de um móvel na sala até a posição de um time de futebol, o termo acabe não recebendo uma maior atenção acerca do seu significado no universo do marketing.
Muitos até tentam fazê-lo comparando alguns atributos com os dos concorrentes, mas se restringindo a variáveis mais objetivas, abdicando do fator "intangibilidade", que muitas vezes é o mais importante para esse tipo de ação. Na verdade, pouco se importam a respeito de como seu produto/marca/empresa são percebidos, preferindo focar apenas o que eles são.
Aliás, não resistem à pergunta inicial: quais os diferenciais de sua marca? Para esse questionamento chegam respostas que, na verdade, tratam de atributos bastante similares aos da concorrência ou que podem ser facilmente copiados. Quando alertados para isso, pensam, pensam, pensam, chegam a sugerir outro diferencial, também rejeitado por alguma razão mercadológica, até admitirem que não sabem.
Usufruir de uma suposta vantagem competitiva não significa que essa seja valorizada, tampouco distinta e principalmente percebida.
Essa confusão é fruto principalmente de líderes que, por não serem oriundos da área de marketing, voltam seus esforços fortemente aos aspectos operacionais, financeiros, tecnológicos e comerciais, todos extremamente importantes, porém, negligenciam a importância do posicionamento.
Fazendo uma analogia ao ser humano, todas as pessoas possuem nome, buscam cuidar da saúde, se vestirem como julgam bem, se prepararem para atividades que exercem, etc., mas muitas vezes esquecem que serão escolhidos para serem namorados, casados, empregados, melhores amigos por algo que lhes diferenciem aos olhos de quem escolhe.
Não existe o mais bonito do mundo, tampouco o mais inteligente, o mais legal, nem o mais nada, existem sim os percebidos como tal e para certo público.
O mesmo se aplica para marcas, empresas e produtos, que precisam ser reconhecidos para o público que objetivam, segundo atributos que comportem as seguintes características: (i) ser importante – que propicie elevado benefício para o cliente; (ii) ser distinto – a concorrência não oferece; (iii) ser superior – seja melhor do que os demais atributos oferecidos pela própria marca; (iv) ser único – não é facilmente copiável; (v) ser comunicável – a comunicação se dê de forma fácil e clara; (vi) ser acessível – estar disponível para uma significativa gama de pessoas; (vii) ser rentável – compensa trabalhar essa diferenciação.
Pensar em posicionamento sem dedicar a devida atenção para esses pontos é mera retórica, mas, se serve de consolo para os que assim hoje atuam, tenho uma boa notícia e uma má notícia. A boa é que formam uma maioria, a má é que estão desperdiçando uma grande oportunidade.
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