terça-feira, 30 de março de 2010

Direitos de Transmissão

O site Futebol Finance publicou uma lista com os valores dos direitos de transmissão de TV de alguns países europeus.
De posse desses números, preparei um quadro incluindo o Brasil e mais duas colunas, uma com o PIB desses países e outra que relaciona direitos de TV / PIB.

* milhões de dólares anuais ** bilhões de dólares

É fácil notar que os valores pagos pelos direitos do campeonato brasileiro estão bem abaixo dos que são pagos pelos campeonatos inglês, alemão, francês, espanhol, alemão e turco.
Responsabilizar pura e simplesmente o PIB por essa situação é errado, pois tanto Espanha como Turquia apresentam um PIB inferior ao do Brasil.

Também não se pode acusar a TV brasileira de pagar pouco, pois na verdade ela apenas repassa os valores advindos dos anunciantes e dos assinantes que pagam pelos pacotes de transmissão.

A solução para o aumento dos valores de transmissão do futebol brasileiro passa obrigatoriamente pelo mercado externo, ou seja, seria necessário que os clubes do Brasil conseguissem manter um alto grau de atratividade, para assim despertar o interesse de outros países em relação aos seus jogos.
Entretanto, fatores como conjuntura econômica, má administração e legislação fazem com que os clubes sejam obrigados a exportar seus talentos, o que além de desvalorizar o campeonato brasileiro ainda fortalece o campeonato do país importador.
Não adianta, no entanto, gastar energia criticando a situação atual nem tampouco se conformar, a hora é de buscar soluções criativas que permitam melhorar a saúde financeira dos clubes e consequentemente a atratividade do campeonato.

Países emergentes e sem tradição nesse esporte devem ser buscados com o intuito de se obter uma maior receita relativa a direitos de TV.
Consequentemente, potenciais patrocinadores surgirão, além de novos mercados para produtos licenciados e até para os jogadores menos talentosos desses clubes.

Essa busca por novos mercados não pode ser fruto de uma mera consulta a um atlas geográfico, é indispensável que estudos técnicos sejam realizados e que nesses sejam contempladas análises profundas dos apectos mercadológicos,  sócio-econômicos, hábitos, comportamento de consumo, características  da população e fuso horário entre outros.

Ou seja, mais uma vez uma visão real de marketing se faz necessária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário