terça-feira, 7 de junho de 2011

Onde estão as marcas esportivas?

Um dos objetivos desse blog é passar ao leitor a verdadeira função do marketing, e assim corrigir as distorções que levam a maioria da população a confundi-lo com uma mera ação de divulgação.
Vale ainda ter em mente que marketing requer informações, as quais devem ser exaustivamente exploradas, pois serão responsáveis por nortear as decisões mercadológicas das instituições.

Todo esse preâmbulo tem como intenção discorrer sobre o excelente trabalho desenvolvido pela GSN Sports acerca do mercado de marcas esportivas no futebol, segue link do estudo: http://www.gsnsports.com.br/downloads/GSN_Marcas_Deportivas_en_Futbol_Mundial.pdf

O trabalho desenvolvido é um ótimo exemplo do que pode ser feito em termos de pesquisa para o esporte, pois o mesmo coletou dados de todas as equipes de 122 países que disputaram a 1ª divisão na temporada 2010-2011, resultando numa análise sobre os fornecedores de material esportivo de 1.665 times.
O mesmo estudo contemplou também 209 seleções.
Ao final foram encontradas 117 marcas de fornecedores de material esportivo, um número surpreendente mesmo para quem atua no mercado de esportes.

A amostra do estudo foi constituída de 50 países da Europa (674 times), 25 países da Ásia (321 times), 21 países da África (328 times), 10 países da América do Sul (161 times), 7 países da Oceania (68 times), 6 países da América Central (66 times) e 3 países da América do Norte (47 times).

CLUBES

• A adidas é a marca que está presente em mais clubes, são 205 equipes, o que corresponde a 12,3%.
Esse fornecedor também é líder na Europa, Ásia e América do Norte, aqui graças ao EUA, onde todas as equipes na Major League Soccer são patrocinados pela marca.

• A Nike ficou como a 2ª marca, estando em 159 times (9,5%).
A África é o único continente onde esse fornecedor lidera.

• Em 3º aparece a Puma, fornecendo para 125 equipes (7,5%) e liderando apenas na América do Sul.

• O 4º fornecedor que aparece nesse ranking é a Umbro, 109 clubes (6,5%).

• A seguir aparecem Lotto – 58 times (3,5%), Joma – 48 (2,9%), que lidera na América Central, Diadora – 41, Legea – 40, Hummel – 32, Kappa – 31.

• 462 equipes não possuem fornecedor, a grande maioria na África (220) e Ásia (121).

SELEÇÕES

Na análise referente a seleções, a adidas também lidera – 43 seleções (20,6%), fato que se repete na Europa, América do Sul e Ásia.

Em 2º vem a Nike – 28 seleções (13,4%), Puma – 22 (10,5%), Umbro – 11 (5,3%) e Lotto – 7 (3,3%).

Como podemos contatar, trata-se de uma minuciosa e extensa coleta de dados, a qual nos municia de informações bastante interessantes, mas que não se encerram na simples apresentação do trabalho.
De posse desse estudo é possível avaliar e estimar quais são as estratégias em termos de expansão de cada marca, o que fatalmente pode auxiliar nas negociações de renovação de contratos e/ou prospecção de patrocínios.

Existe um universo inesgotável de iniciativas, que podem e devem ser implementadas através de pesquisas como essa, cabe aos gestores esportivos conhecer o que é realmente o marketing e, dessa forma extrair os subsídios necessários para suas decisões.


2 comentários:

  1. Se você fosse dono de uma destas marcas que menos fornece materiais, que postura adotaria?
    1-Focaria nas 462 equipes sem fornecedores?
    2-Focaria em poucas equipes de maior projeção?
    3-Tentaria difundir a marca em lugares onde é pouco conhecida ou fortaleceria onde já é?
    4-N.R.A. hehehe.
    Abraço.

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  2. Caro Gigi
    Infelizmente a resposta não é tão simples, pois dependerá da capacidade de investimento da empresa, do posicionamento que ela pretende assumir e dos interesses estratégicos de mercado.
    Abraço

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