terça-feira, 9 de setembro de 2014

BodyArmor - De frente com os gigantes

  


Os temas relacionados a marcas costumam ser um dos mais lidos neste blog. Geralmente, o próprio título do artigo já auxilia a audiência através dos mecanismos de busca da internet, além do que, costuma haver uma curiosidade maior em relação à história de produtos que fazem parte do nosso cotidiano.
Dessa vez, porém, não foi possível deixar o nome do produto sozinho no título, já que, ainda, pouquíssimas pessoas, principalmente no Brasil, o conhecem.

BodyArmor é uma marca de isotônico que está no mercado desde 2011 disputando espaço com gigantes como Gatorade (Pepsico) e Powerade (Coca-Cola).
O fato de entrar numa “briga” contra competidores mais fortes já seria motivo de registro, afinal muitas vezes ter um bom produto pode não ser o suficiente para a obtenção do sucesso.
Muito provavelmente, os custos proporcionais de fabricação são mais elevados, as dificuldades de distribuição idem, sem contar o desafio de convencer consumidores e varejistas a comprarem continuamente o produto.
E, mesmo, na maioria das vezes, contando com a “boa vontade” dos varejistas que costumam ver com bons olhos a entrada de outros competidores para não ficarem exageradamente reféns das marcas gigantes, são muitos os casos de insucesso.
No entanto, as chances de sucesso aumentam bastante caso a marca encontre um posicionamento adequado, que é o que parece ser o que vem acontecendo com o BodyArmor.
Nesse caso, nem me refiro somente à frase que o diferencia dos concorrentes “Upgrade Your Sport Drink” – Melhore sua bebida esportiva, onde tenta passar a percepção de que é um aprimoramento do que já existe no mercado, diga-se de passagem visto pela empresa como “adormecido” em termos de inovação nos últimos anos. Até porque, trata-se de um posicionamento bem “lógico” para novos entrantes.
Outra postura diferente que a empresa adota, diz respeito à escolha dos atletas que endossam a marca, pois enquanto Gatorade e Powerade usam atletas consagrados independentemente da idade, a BodyArmor tem entre “seus atletas” apenas jovens, entre os quais Buster Posey, jogador de beisebol e Andrew Luck, jogador de futebol americano, que são também investidores da empresa.
Essa estratégia visa atingir o público da faixa situada entre 15 e 30 anos.

Trata-se de uma forma de focar num mercado mais afeito a mudanças e que terá, em tese, mais tempo de vida para ser consumidor do produto, não significando que os mais velhos não acreditem, nem possam consumir o produto.
Aqui reside o grande apelo do produto, que é ter como acionista da empresa, algo em torno de 10%, o jogador Kobe Bryant que, apesar de revelar publicamente essa condição – o que não deixa de ser uma forma de endosso, prefere não aparecer nas campanhas para que não haja contaminação na comunicação do posicionamento da marca.

Se a marca terá a mesma trajetória de sucesso de Kobe só o tempo dirá, o que temos hoje é que o faturamento em 2013 chegou a US$ 10 milhões, enquanto que o da Gatorade foi de US$ 66,4 bilhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário