Um levantamento da Jambo Sport Business identificou a movimentação das marcas esportivas nas 20 principais ligas de futebol da 1ª divisão nas temporadas 2013-2014 ou 2013 e 2014-2015 ou 2014.
Dessa forma, a amostra contou com 363 times na 1ª temporada e 365 na atual, visto que Portugal acrescentou dois times ao seu campeonato.
As informações referentes aos clubes com mais títulos naquele país, aos de maiores torcidas e às marcas que suprem as seleções complementaram o estudo, visto que as mesmas têm forte correlação com a demanda de produtos esportivos da categoria futebol, principalmente uniformes.
Em função da riqueza de informações, serão citadas a seguir apenas as que julgamos mais importantes, as demais podem ser acessadas através do link http://pt.slideshare.net/jambosb/marcas-esportivas-nas-20-ligas-de-futebol-mais-valiosas-do-mundo-20132015
- Na 1ª temporada, apenas 4 clubes não tiveram fornecedor de material esportivo, número que foi reduzido para 3 na temporada atual. Já a quantidade de marcas subiu de 54 para 56.
- A Nike foi a marca líder em número de times nas duas temporadas, ambas com 91 equipes, seguida pela Adidas (73 e 74) e Puma (31 e 28).
- Em relação ao número de seleções, o ranking ficou com Adidas em primeiro com 10, seguida por Nike com 8 e Puma e Burrda com uma cada.
O estudo não focou os valores dos contratos envolvidos, visto que muitos deles não podem ser revelados e a utilização de cifras especulativas poderia contaminar a fidedignidade dos números utilizados.
Contudo, a análise baseou-se numa lógica que permite considerar como pontos positivos ser o fornecedor de equipes de sucesso e/ou de grande torcida, afinal a demanda por uniformes é altamente influenciada pelo bom momento do time, porém, de nada adianta vencer se a quantidade de torcedores for inexpressiva.
Obviamente, patrocinar a seleção do país também é vantajoso e o fato dos campeonatos que mais mobilizam torcedores, tipo Copa do Mundo, Copa das Confederações, Eurocopa e Eliminatórias terem uma frequência menor e menos jogos, é compensado pelo aspecto de “não rejeição” no próprio país, afinal, as camisas de times são compradas apenas por seus torcedores e simpatizantes, enquanto que as das seleções são adquiridas por qualquer pessoa.
Vale também ser lembrado que muitas vezes a estratégia de se patrocinar um clube pode estar ligada ao posicionamento que se queira dar à marca. Associação a times vencedores, penetração em regiões estratégicas ou mesmo confrontar com empresas rivais são algumas das motivações para se investir em algumas equipes.
Diante do exposto, o que se permite concluir através da análise é que a grande disputa se dá entre Nike e Adidas, ambas com estratégias similares de estarem presentes nos principais campeonatos, nos times mais vencedores e de maiores torcidas, além das seleções.
Entretanto, não é possível apontar, nessa análise, um vencedor desta “batalha” já que o estudo tem um caráter mais macro, porém a situação em cada um dos 20 países poderá ser observada nos trabalhos referentes à cada continente, cujos links constam na apresentação principal.
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