terça-feira, 13 de março de 2018

Os clubes de futebol que mais faturam


Assim como foi feito em 2016, apresentamos a seguir um texto que tem como intuito analisar os clubes de futebol que mais faturam. O texto se baseia no relatório anual elaborado desde 2006-07 pela consultoria Deloitte sob o título de  Football Money League, o qual por sua vez alimenta o estudo da Jambo Sport Business.
Nesse material são computadas as receitas dos clubes que mais faturaram na temporada 2016-17, segmentadas pelas linhas de matchday (bilheteria), broadcast (direitos de transmissão) e commercial (patrocínios e licenciamentos).
Pela 2ª temporada consecutiva a liderança coube ao Manchester United, fato que deixa evidente o elevado patamar em que se encontram os clubes ingleses e a própria Premier League no que tange à gestão.  Essa supremacia fica ainda mais evidente ao repararmos que os clubes dessa liga são sempre os mais presentes entre os TOP 10 desse ranking.
O perfil de composição de receitas do Manchester United é bem interessante, pois nos três primeiros períodos avaliados o matchday foi o sua maior fonte, já em 2009-10 e 2010-11 o broadcasting ficou como a linha mais representativa, até que em 2011-12 as receitas comerciais passaram a ser as principais.
O Real Madrid, que até a temporada 2014-15 foi sempre o clube com maior faturamento, aparece agora na 2ª colocação, uma posição acima da que ocupava no período anterior. Mesmo sendo a fonte de receita menos representativa, o seu faturamento com matchday é o 2º entre os clubes analisados. Em termos de broadcasting, o clube sempre esteve entre as duas maiores forças e desde 2011-12 é o clube que mais recebe com direitos de transmissão. As receitas advindas do commercial - a principal desde 2012-13 - o colocam como terceiro, atrás de Bayern Munchen e Manchester United.
Em 3º lugar no relatório em questão aparece o Barcelona. Sua composição de receitas é semelhante ao do seu rival espanhol. O clube catalão foi o que mais faturou com matchday em 2016-17, no entanto, foi apenas o oitavo em broadcasting e quarto em commercial.
Completam a lista dos 10 que mais faturaram: Bayern Muchen, Manchester City, Arsenal, Paris Saint Germain, Chelsea, Liverpool e Juventus.
A disputa entre Manchester United e Real Madrid com a sombra do Barcelona é digna de destaque, pois mostra que o clube inglês, mesmo com resultados esportivos muito inferiores, conseguiu assumir e manter a liderança em faturamento, ainda que muito apertada, em função do melhor posicionamento de marketing do próprio clube e da liga inglesa.
Por fim, vale relatar que muitas outras análises sobre o estudo não foram aqui incluídas com o intuito de evitar que o texto ficasse muito longo e diferente do formato tradicionalmente adotado, porém, as mesmas podem ser acessadas  através  do link https://www.slideshare.net/jambosb/os-clubes-de-futebol-que-mais-faturam

Nenhum comentário:

Postar um comentário