Baseados no estudo
publicado pela Jambo Sport Business que tem como fonte o relatório “Football Money League” produzido pela Deloitte, apresentamos a seguir
uma breve análise das receitas dos principais clubes no período 2017-18.
A
título de esclarecimento, recapitulamos a seguir a segmentação adotada em
relação às receitas recorrentes: Matchday – bilheteria; Broadcast
– direitos de transmissão; Commercial – patrocínios + licenciamentos.
Os números
apresentados nos mostram que em doze edições, de 2016-07 até 2017-18, houve um incremento de
119,5% no total das receitas dos 10 clubes que mais faturam.
É possível constatar
também que as receitas de Matchday pela primeira vez superaram o patamar
de € 1 milhão, o que corresponde a um aumento de 39,7% em relação ao primeiro
período analisado, enquanto que o faturamento através de Broadcast subiu 114,3% e o de Commercial 237,4%.
Esse resultado nos
traz a seguinte distribuição percentual: Matchday - 18,3%, Broadcast - 37,7 e Commercial - 44,0%.
A expressiva
participação das receitas advindas da linha Commercial pode ser explicada
pela maior maturidade dos clubes e patrocinadores que passaram a enxergar que a
operação de patrocínio não se resume simplesmente à exposição da marca. O patrocínio,
na verdade, é um processo de associação entre marcas.
Em termos de
desempenho dos clubes, temos o Real Madrid como o clube de maior faturamento,
posição que ocupa pela 10ª vez, mas que nas edições de 2015-16 e 2016-17 a perdeu para o Manchester United.
A 2ª colocação ficou
com o Barcelona, entretanto, apesar de ter os dois clubes com maiores receitas,
a La Liga (Espanha) tem apenas estas duas equipes entre as TOP10, enquanto que a
Premier League (Inglaterra) tem seis equipes nessa relação.
A recuperação de
liderança por parte do clube de Madrid é fruto, provavelmente, dos resultados
esportivos pouco expressivos do clube inglês que, mesmo com bons patrocínios,
não conseguiu sequer ser campeão nacional.
Diante do cenário
apresentado é factível presumir que uma
boa gestão de marketing é fundamental em qualquer organização, inclusive no
futebol, entretanto, não é razoável supor que a independência entre os
resultados esportivos e operacionais se mantenham por longos períodos.
O
estudo da Jambo Sport Business pode ser visto através do link https://www.slideshare.net/jambosb/os-clubes-de-futebol-que-mais-faturam-200607-a-201718
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