terça-feira, 9 de junho de 2020

Saindo da mesmice

Mesmo com o futebol parado no Brasil pudemos ver na semana passada uma ação que, enfim, fugiu do lugar comum das reprises e “lives”.
Refiro-me à chegada do jogador Fred ao seu clube – nosso clube , que veio de bicicleta de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, percorrendo cerca de 600 km e ainda fez da empreitada uma ação social ao ofertar e incentivar a doação de alimentos. Dessa forma não houve a necessidade de coletivas, tampouco das tradicionais apresentações para os torcedores em estádios para ganhar espaço na mídia, o que talvez tenha acontecido em função do  ineditismo de linkar um atividade esportiva que nada tem a ver com a que pratica profissionalmente com uma ação social.
Indiretamente o craque incentivou a prática do ciclismo ao trazer a modalidade às manchetes de uma forma positiva, ainda mais em um ano em que as grandes competições da modalidade estão suspensas. 
As marcas que o apoiaram no citado evento – bicicletas Sense e a plataforma de treinamento Strava  conseguiram, além da divulgação, a ativação das marcas e a associação tanto ao ídolo como aos valores que compuseram a jornada -  resistência, planejamento, beneficência, saúde e responsabilidade.
Vale também destacar os registros visuais que foram feitos e a correta utilização das redes sociais.
Digna também dos mais efusivos elogios está a declaração do jogador ao final de uma dessas etapas, quando fez um discurso de apoio aos esportes olímpicos, deixando claro que esses precisam de investimentos.
Algo raro, principalmente em uma sociedade na qual as pessoas só visam seus próprios interesses e os discursos em prol da coletividade são vistos como ideológicos.
Penso que o Fred está certíssimo, não só na escolha do time pelo qual torce, mas também por usar sua popularidade para exaltar outros esportes.
É certo que as modalidades concorrem entre si por investimentos, espaço na mídia e até por talentos, mas o fortalecimento de todas é fundamental para que o maior número de pessoas as pratique – a popularidade impulsiona isso –, o que se reflete na educação e na saúde da população. 
Sem essa visão estratégica acerca do modelo esportivo, estará se incorrendo no mesmo erro que o futebol cometeu ao não se importar com o desequilíbrio financeiro entre os clubes, e que agora se reflete nas competições, que tendem a perder a atratividade na medida em que poucos clubes passem a dominar o cenário. Não conseguem – ou não querem - ver que o maior atrativo do esporte é a competitividade, e que daí se derivam os ídolos e demais componentes dessa cadeia.
Como não podia deixar de ser, surgiram os que movidos por sentimentos menos nobres criticaram a ação, alegando que o craque fez uso de bicicleta assistida em algumas partes do circuito. Talvez por estupidez, ou mesmo por despeito, ignoraram que, ainda que o modelo facilite o desempenho, principalmente em subidas, pedalar mais de 100 km diariamente e por dias seguidos requer grande capacidade física. 
Mas não vale perder tempo com isso, o objetivo do artigo é mostrar que mesmo em períodos difíceis, há espaço para se executar ações inteligentes, principalmente no que tange ao lado estratégico e social.





4 comentários:

  1. Grande Idel,
    Comungo com seu pensamento. Atitudes como as feitas pelo Fred é que enobrecem os seres humanos. Cada vez mais precisamos pensar no que possa ser positivo e não em consequências colaterais. Independente do "jogador" que é, o Fred já demonstrou o que é "ser tricolor". Aguardamos que a chegada do Monstro (TS3) nos traga o retorno da alegria ao assistir nosso time jogar, independente de idades, pois craque não envelhece, só fica mais experiente... ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Embora não seja uma condição indispensável já que são profissionais, penso que jogadores identificados com o clube ajudam tanto no que diz respeito ao desempenho como no engajamento da torcida.
      ST

      Excluir
  2. Muito bom Idel! Você acertou duplamente: na escolha do tema, pouco explorado pela mídia em face do ineditismo, e na análise com os temperos do marketing que são tua especialidade. Parabéns!

    ResponderExcluir