terça-feira, 20 de abril de 2021

Cabelos grisalhos

Como já escrevi em outros artigos, não acredito em “novo normal”, pois, além de semanticamente me parecer incorreto, as mudanças que ocorrem na sociedade fazem parte de um processo adaptativo e que tende a se tornar normal ao longo do tempo.
Esclarecida essa convicção, temos com a pandemia, de fato, uma mudança de hábitos e comportamentos, sendo que muitos deles podem vir a perdurar por algum tempo ou até mesmo a fazerem parte do cotidiano. 
Abaixo ilustramos o tema com um fato real: a maior incidência de mulheres com cabelos grisalhos nesse período.
O fechamento dos salões de cabeleireiro por algum tempo fez com que parte do público frequentador deste tipo de estabelecimento deixasse o cabelo na cor natural ou comprasse a tinta no varejo para executar o serviço por conta própria. 
Dados desta indústria corroboram com essa percepção, vide a queda expressiva das vendas dos “produtos profissionais” e o aumento dos que são comercializados no varejo.  Empresas como a L’Óreal, além de voltarem sua operação para esse tipo de consumo, também focaram no desenvolvimento de soluções para um público que cresceu:  pessoas grisalhas, cujos cabelos necessitam de cuidados especiais (?). 
Antes de passarmos ao ponto de reflexão, chamamos a atenção para a atuação da empresa no que tange aos conceitos de marketing: entendeu o mercado rapidamente, identificou – ou criou novas necessidades – e se antecipou no que tange ao atendimento dos canais. Na mão inversa, estamos vendo muitas empresas esperando a pandemia passar para, quem sabe, voltarem ao mesmo nível de resultados ou, de forma paliativa, seguirem o movimento das soluções digitais de comercialização e de entrega.
Voltando ao mote do artigo, provocamos o leitor a refletir através dos seguintes questionamentos: 
- a moda surge através de uma conjuntura a se prever ou de uma necessidade de momento?  Adaptando o questionamento ao caso ilustrado: seria possível prever que o isolamento teria algum tipo de influência na cor de cabelo das pessoas?
- é razoável correlacionar o fim da moda à satisfação da necessidade? No nosso exemplo, a pergunta seria melhor colocada da seguinte forma: quando a vida voltar ao que era, o tom grisalho permanecerá como “desejável”?
- os estabelecimentos que ficaram fechados conseguirão ter seus clientes de volta? Qual o percentual de pessoas que experimentaram pintar seus cabelos em casa voltará aos salões?
Quem tentar ser definitivo nas respostas destas perguntas estará incorrendo num erro tão grave quanto o de esperar para reagir.
Caberá aos gestores de marketing, além de rever as estratégias de precificação, distribuição e comunicação,  estimar qual será o comportamento da população após esse período traumático, encontrando ainda o melhor posicionamento para seus produtos e serviços - incluindo alguns provavelmente novos - diante desse público.
Tal desafio certamente fará com que os bons gestores de marketing venham a aumentar o contingente de “grisalhos”. Se vão deixar os cabelos nesta "nova" tonalidade, é outra questão a se estudar.







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