A busca pelo entendimento acerca do comportamento das pessoas faz parte do cotidiano de todos. Por que fez tal coisa? O que será que está pensando? Qual será a reação?
Esses e outros questionamentos certamente passam pela nossa cabeça várias vezes por dia, sendo que no caso dos gestores de marketing a previsão sobre o comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso de suas estratégias mercadológicas.
Tarefa difícil não apenas no caso de produtos e serviços já estabelecidos que, em tese, já possuem um histórico que minimiza o risco de eventuais surpresas, mas principalmente nas fases de desenvolvimento e lançamento.
Há, contudo, uma característica que faz parte da personalidade da maioria das pessoas, mas que por muito tempo não foi tão valorizada: o aspecto aspiracional, que pode ser traduzido do “marketês” para o português como uma espécie de vontade de ser ou fazer algo igual a alguém ou grupo de “alguéns”.
A propósito, a massiva utilização de “influenciadores” pelas marcas confirma a importância de se explorar o lado “aspiracional”.
Quando se compra a réplica da camisa do time pelo qual se torce não se busca simplesmente estar vestido com as cores que identificam essa paixão, mas também, de alguma forma, se transportar ao sonho de se sentir como um jogador da sua equipe. Aqui podemos adotar também uma palavra bastante em voga no cenário de gestão: experiência, que vem a ser a possibilidade de desfrutar algo inédito.
Aliás, o ato de proporcionar experiência, já era adotado no passado pelas marcas de produtos de consumo através das degustações em supermercados, das montadoras com seus test drives e, mais recentemente, na indústria digital com o oferecimento de versões gratuitas de aplicativos, plataformas e softwares.
Agora que falamos sobre esses dois conceitos bastante interligados, vamos usar um caso que ilustra e permitirá o melhor entendimento do tema: a maratona que acontecerá nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que não terá o percurso restrito aos atletas que obtiveram a qualificação segundo os critérios olímpicos, sendo permitido que alguns participantes, elegíveis segundo diversos critérios tenham a oportunidade de correr no mesmo trajeto, logo após a prova principal.
Para dar um cunho ainda mais democrático, haverá dentro dessa edição para amadores uma prova de 10 km.
O próprio evento que classificou corredores para a maratona que ocorrerá após a prova oficial é digna de destaque: uma corrida em que as pessoas largaram na frente do recordista mundial Eliud Kipchoge, e se classificaram aqueles que não foram por ele ultrapassados.
Um belo aquecimento para a maratona de 2024, que chamou a atenção da mídia, deu a oportunidade de “simples mortais” competirem com um recordista, movimentou a cidade e, explorou muito bem os conceitos de aspiração e experiência.
Olhar para o lado e não lhe ver, chegar em casa e não ter você pulando, ser seguido o tempo todo...você faz muita falta.
Aproveite o céu brincando com o Lucky e com todos aqueles que sabem o quão você é especial.
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