No início de 2021, a Jambo Sport Business divulgou um estudo inédito que trazia uma análise sobre os patrocinadores másters dos times que disputaram os campeonatos nacionais de trinta e dois países da temporada correspondente.
Dando continuidade ao estudo, a consultoria atualizou os dados baseando-se agora nos campeonatos da atual temporada, conforme pode ser visto através do link https://www.linkedin.com/posts/halfen_patrocinadores-m%C3%A1sters-2021-2022-activity-6876083036413296640-qJx0
Na versão atual a quantidade de times aumentou de 529 para 534, dos quais 93,8% possuem patrocinadores másters, um incremento de 3,1 pontos percentuais em relação ao último estudo, totalizando 426 marcas, visto algumas delas estarem presentes em mais de um clube.
O trabalho identificou também que quinze campeonatos têm todos os participantes com patrocinadores másters, eram apenas onze em 2020/21.
O segmento de apostas permanece como líder ao patrocinar 90 equipes (eram 74 em 2020/21), ainda que seja o quarto em número de países, deixando de estar presente na Espanha, fato que ocorreu por restrições legais. A significativa capacidade de investimento das empresas deste setor, aliada ao espectro global da atividade, já que a esmagadora maioria das marcas atua virtualmente, e a identificação de que o público que acompanha futebol possui o perfil que a categoria procura, explicam esse movimento do segmento.
Na 2ª posição aparece o setor de “Finanças”, sendo o que está presente em mais países, 27, três a mais do que na temporada passada. Neste ramo de atividade estão incluídas as empresas que operam com criptomoedas, inclusive fan tokens. Na Espanha, por exemplo, os dois times que na temporada atual são patrocinados por marcas desse setor substituíram marcas do segmento de “Apostas”. Embora seja arriscado fazer previsões neste “mercado”, é bastante provável que os fan tokens venham no médio prazo a crescer no que tange às operações de patrocínio aos clubes de futebol.
Completa a relação dos TOP 3 o setor de “Bens de Consumo” apesar de o número de times ter caído de 59 para 56 e o de países de 22 para 21, o que fez com que perdesse a segunda posição sob esse quesito.
Ao focarmos apenas o campeonato brasileiro, temos o setor de “Apostas” assumindo a liderança que no estudo passado pertencia ao ramo de “Finanças”. São sete times patrocinados por seis marcas: Betano (em duas equipes), Amuleto.bet, Casa de Apostas, Galera.bet, Pixbet e Sportsbet.io. Já o ramo de “Finanças” perdeu a hegemonia em função do rebaixamento de duas equipes (Coritiba e Vasco) e da troca de patrocinadores em três equipes (Corinthians, Atlético MG e São Paulo – as duas últimas para o setor de “Apostas”). Os demais setores que completam a relação de patrocinadores são: “Bens de Consumo” e “Varejo” em duas equipes cada e “Autoindustria” e “Indústria Farmacêutica”.
Deve ser ressaltado que na temporada passada o futebol brasileiro abrigava apenas três setores, porém cinco clubes estavam sem patrocinadores.
A análise traz, entre outras informações, uma radiografia dos principais setores no que diz respeito às marcas mais presentes e suas respectivas penetrações regionais.
Trata-se de um material bastante interessante não apenas para os que acompanham esporte e marketing, mas também para organizações esportivas e empresas nortearem suas ações.
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