O Facebook é atualmente a principal atualmente, sendo que a estimativa mais recente dá conta que 25% das pessoas que acessam a web estão ligadas a essa mídia social.
Entre as inúmeras vantagens da ferramenta sob o ponto de vista de marketing, citamos:
• Elevada base de seguidores, pois tem o poder de alcançar fãs de localidades distantes da área de influência dos clubes.
O Galatasaray da Turquia, por exemplo, tem 62% dos seus seguidores fora do seu país de origem.
O Galatasaray da Turquia, por exemplo, tem 62% dos seus seguidores fora do seu país de origem.
• Ações de CRM (Costumer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Consumidor) através da base de seguidores, que permite identificar o perfil desses, realizar pesquisas e ainda avaliar o grau de popularidade daquele clube e modalidade esportiva.
Tais informações, se bem trabalhadas, são extremamente importantes nas negociações com potenciais parceiros e patrocinadores.
• Geração de conteúdos, a abrangência desses pode incluir não apenas as notícias relacionadas a competições e treinamentos, como também matérias sobre a vida privada dos atletas e demais assuntos que fujam de um caráter estritamente técnico.
Todo conteúdo, por sua vez, leva os seguidores a infindáveis discussões, que na verdade são multiplicadores do conteúdo original.
Reforça essa afirmativa, o fato dos maiores momentos de tweets por segundo até hoje terem ocorridos durante os jogos da Copa do Mundo e das finais da NBA.
Outro estudo mostra que 50% dos fãs da NFL (National Football League) e da MLB (Major League Baseball) gastam mais tempo assistindo e seguindo suas respectivas ligas atualmente do que faziam antes de se engajarem nas mídias sociais.
No Brasil, infelizmente, as confederações e clubes ainda não alcançaram patamares comparáveis aos de outros países, conforme podemos constatar no quadro abaixo com os 20 clubes com mais seguidores no Facebook.
2 - Foram considerados apenas os números de fãs das páginas oficiais dos clubes.
3 -Provavelmente quando lido, esse ranking estará desatualizado, tamanha a velocidade de crescimento dessa rede. No artigo sobre Marketing em redes sociais escrito em 3/ago/10, o Barcelona tinha cerca de 2 milhões de seguidores, já no quadro acima esse número pula para 6,2 milhões.
Como podemos ver, a quantidade de seguidores desses clubes é muito superior à capacidade de qualquer estádio, o que demonstra que para ser fã de alguma equipe ou de algum esporte não há a obrigatoriedade de se estar presente nos locais de competições.
Vale ressaltar que a quantidade de seguidores em relação às páginas oficiais no Facebook, não significa que um clube ou modalidade esportiva tenha maior torcida ou adeptos, respectivamente, visto ser possível seguir um ilimitado número de páginas.
Porém, o número de seguidores é um excelente indicador para se aferir o grau de visibilidade e o alcance de uma marca, clube ou modalidade esportiva.
Diante do exposto, creio que os gestores de marketing de clubes, confederações e federações deveriam investir parte de seus recursos nessa ferramenta, tanto em função dos aspectos ligados à divulgação, como também da interação e análise dos perfis dos seguidores.
Ainda porque, indo onde o seu público está, o clube começa aos poucos a tomar conta da sua própria comunicação com a torcida, hoje relegada a mídia que não necessariamente é alinhada com os interesses do mesmo.
ResponderExcluirMuito bem observado, Victor.
ResponderExcluirObrigado!