terça-feira, 5 de junho de 2018

Gestão não combina com emoção

A recente greve de caminhoneiros no Brasil trouxe fatos que nos ajudam a ter uma boa noção do desafio de se gerir algo onde os fatores emocionais da participação popular estejam fortemente presentes. Refiro-me mais precisamente à Petrobras, que viveu dias similares aos dos clubes de futebol, no que tange ao aparecimento de milhares de "catedráticos" com a solução perfeita para os problemas, sem terem, contudo, um nível razoável de conhecimento.
Nesse caso, a pressão culminou no pedido de demissão do CEO da empresa, um dos mais capacitados executivos do país e almejado por grandes conglomerados. 
Comentaremos a seguir algumas situações vistas no movimento grevista e que guardam forte similaridade com o que se vê nos clubes. 
Um delas diz respeito à beligerância entre os que apoiavam e os que eram contra a greve, sendo que a maioria dos envolvidos no embate se posicionava sem o menor conhecimento de como o preço dos combustíveis é formado, tampouco das consequências que sua redução trará na matriz econômica do país. 
Circunstância semelhante à dos torcedores que pouco se importam se os compromissos financeiros assumidos pelo clube serão honrados e quais serão as consequências da inadimplência, querem é combustível barato, ou melhor, querem um time. 
Pleitos justos, desde que compatíveis com a conjuntura econômica.
É verdade também que as pessoas não têm a obrigação e muitas vezes a oportunidade de ter um conhecimento detalhado dos respectivos cenários, no entanto, deveriam ponderar que tomar algum partido, ainda mais de forma enérgica, sem o devido embasamento, os deixam reduzidos a massa de manobra. E mais grave: vão se informado e se influenciando através das redes sociais e de amigos até formarem exércitos de fanáticos defensores da causa que encamparam. 
No caso da Petrobras, vimos muitos dos defensores dos caminhoneiros tentando correlacionar o preço do combustível com a corrupção que se alastra no nosso país, desconhecendo certamente que os cinco países que são considerados os menos corruptos do mundo pela Transparency International têm o preço do combustível ao consumidor mais caro do que o praticado no Brasil. Pois é... 
Existem vários fatores que impactam a formação do preço do combustível, entre os quais estão a nossa dependência externa e os altos impostos que, infelizmente, não se transformam em benefícios para a população. 
Todavia, os protestos não se importaram com as causas e sim com os efeitos dela. Pleitearam – e conseguiram – a diminuição dos impostos sobre o óleo diesel, ignorando que as receitas necessárias para fechar as contas do governo precisarão vir de outro lugar, ou seja, os impostos passarão a incidir mais fortemente sobre alguns produtos e serviços. 
Isso sem falar que a pressão exercida sobre a estatal poderá implicar em medidas que façam a empresa perder competitividade, ter seus indicadores rebaixados e o valor de mercado diminuído. 
Torcerá o governo para que os próximos impactados sejam mais pacatos e com um menor poder de engajamento, caso contrário a ciranda não parará. Analogamente, muitos clubes decidem ceder à pressão e deixar a conta para o futuro, até o dia em que talvez o futuro não mais exista.



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