terça-feira, 4 de junho de 2019

Consumidor Fit

Embora as vendas através do comércio eletrônico estejam crescendo de forma considerável, ainda há algumas categorias de produtos cujas vendas ficam abaixo do potencial. Entre essas podemos citar os calçados esportivos que, apesar de terem um consumo bastante significativo, costumam gerar inseguranças e insatisfações nos clientes em função de eventuais problemas com as medidas do produto.
Segundo a Nike, o volume de reclamações em relação ao tamanho dos seus calçados chega a 500 mil/ano e o percentual de devoluções atinge 27%. É sabido também que muitas pessoas acabam preferindo visitar as lojas físicas, já que lá têm a possibilidade de experimentar e efetivar a venda no próprio estabelecimento.

Atenta a essa característica do mercado, a gigante norte-americana de material esportivo está lançando um aplicativo chamado Nike Fit, que visa permitir que o consumidor descubra suas medidas através da câmera do smartphone com alto grau de precisão. A bem da verdade, independente do benefício que se traz para as vendas online, a busca pelo produto adequado – quase que customizado – tem se tornado uma procura constante do consumidor, o que deixa as empresas diante de um desafio maior, pois precisa satisfazê-los e ainda assim operar com margens lucrativas.
Para nos mantermos no segmento de produtos/equipamentos/serviços esportivos, temos as lojas de bicicletas que passaram a oferecer ao cliente o chamado “bike fit”, que vem a ser a regulagem do produto em função das medidas do ciclista. A própria Nike, que inspira este artigo vai disponibilizar esteiras em suas lojas para a aferição das medidas dos pés. Vale ainda lembrar que no passado as marcas de calçados para corrida ofereciam serviços para identificar o tipo de passada e assim sugerir o melhor tênis para a prática. 
São iniciativas que fazem o cliente se sentir assistido e com grandes chances de ser fidelizado, pois se reforça a percepção de que estão lhe proporcionando exclusividade.
Mas ficar restrito a essa expectativa de satisfação é muito pouco diante das oportunidades que o “relacionamento criado” pode proporcionar. A coleta de informações, não apenas de dados demográficos, mas também das próprias características físicas dos clientes é um ativo valiosíssimo para qualquer empresa, pois com eles se consegue direcionar melhor as ofertas e as comunicações.
Como já foi escrito em outros artigos, a disputa pela atenção das pessoas tem sido cada vez mais árdua e interfere sobremaneira na competição pelo mercado, daí ser extremamente importante ter um rico banco de dados sobre  os potenciais clientes, todavia, é fundamental que a interação seja executada de forma inteligente, sem parecer invasiva e nos momentos adequados.
Aproveitando o tema, a interação tem que ser também um processo de customização.




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