terça-feira, 19 de abril de 2022

Tenistas TOP 100 e seus equipamentos

Em 2013, ao notar a forte competição no mercado de material esportivo, a empresa Jambo Sport Business decidiu analisar as marcas de equipamentos utilizados pelos 100 primeiros tenistas dos rankings da ATP (Association of Tennis Profissionals) e da WTA (Women’s Tennis Association), o que gerou o primeiro estudo da série sobre o tema. Dando continuidade à iniciativa, apresentamos aqui alguns destaques da edição de 2022, a qual pode ser acessada através do link https://www.linkedin.com/posts/halfen_tenistas-top-100-e-seus-equipamentos-2022-activity-6916779988767621120-tWGp?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web
Encontramos no estudo quarenta e seis nações com representantes em pelo menos um dos rankings. São trinta e seis no ranking da ATP, trinta e quatro no da WTA e vinte e quatro em ambas as relações. Somando os dois rankings, temos que os cinco países com mais tenistas são: EUA - 24, França e Espanha - 15 cada, Rússia - 11 e Itália - 10.
Oito é o número de marcas de raquetes utilizadas pelos 200 tenistas da amostra. Considerando os dois rankings, temos a Wilson se mantendo na liderança com 33% de participação, seguida pela Yonex com 21% e Head com 20%, desbancando a Babolat com 19%.  Assim, a concentração destas quatro marcas atinge 93%. 
Tanto no feminino como no masculino a Wilson se manteve como a raquete mais utilizada. Já considerando apenas os TOP 10 de cada ranking, a Head com 35% tomou a liderança da Wilson que, agora com 25%, divide a vice-liderança com a Babolat.  
Vale destacar que tanto o #1 da ATP (Novak Djokovic), quanto a #1 da WTA (Ashleigh Barty) jogam com raquetes da Head. 
Em relação aos uniformes, encontramos trinta marcas vestindo 189 tenistas – onze atletas não ostentam marcas nos uniformes.  São vinte e três marcas no masculino, vinte no feminino e quinze presentes em ambos. A Nike com 18,5% dos tenistas permanece como líder, a Adidas aparece de forma isolada na 2ª colocação com os mesmos 12% de 2021, seguida por Lotto com 10,5 % e Fila com 7%. Apesar de serem as que mais vestem tenistas, Nike e Adidas apresentam expressivos desequilíbrios entre os gêneros, a marca americana veste 24 mulheres e 13 homens, enquanto a alemã tem essa relação na base de 16-8.
As marcas com mais atletas entre os 10 melhores de cada ranking são Nike e Adidas com 25% cada. No ranking da ATP o #1 veste Lacoste, enquanto que no da WTA a #1 veste Fila.
Por fim, houve a análise relativa aos calçados, onde encontramos vinte marcas. 
A mais utilizada continua sendo a Nike com 29,5%, seguida por Adidas com 14%, Asics com 13,5% e Lotto com 11,5%. Considerando os TOP 10 dos dois rankings, a líder é a Nike com 30%, seguida pela Adidas com 25%. O #1 da ATP calça Asics e a #1 da WTA usa Fila.
Pelo fato de algumas marcas não fabricarem calçados, é comum ver tenistas usando uniformes de uma marca e calçados de outra, dentre os 43 atletas nessa condição, os calçados mais usados são Asics (15) e Nike (12).
Além de informações mais detalhadas que aqui faltaram em função do espaço, o estudo traz ainda gráficos que mostram os desempenhos das marcas ao longo dos anos segmentados por gêneros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário