terça-feira, 7 de setembro de 2010

PowerBar

Partindo da premissa que uma das melhores formas de se aprender marketing é trabalhar ou estudar cases de empresas de bens de consumo, incluiremos entre os temas desse blog, artigos que tragam informações sobre produtos ligados ao segmento esportivo, de forma que sejam focados alguns componentes do composto de marketing.
Creio que a iniciativa seja interessante, visto que um dos erros mais comuns cometidos pelos “falsos gurus” em marketing esportivo é considerá-lo como uma especialidade que possa ser exercida sem se conhecer profundamente a disciplina de marketing.
Pois bem...
Grande parte dos produtos é criada a partir da identificação de alguma necessidade e/ou muitas vezes, na criação da própria necessidade. Considero essa última situação, uma das principais demonstrações de como o marketing bem executado é um forte diferencial competitivo.

O PowerBar foi criado a partir de uma necessidade identificada por um atleta da equipe olímpica do Canadá, Brian Maxwell, que ao correr uma maratona na Inglaterra, em 1983, perdeu a liderança quando faltavam 10 km para a linha de chegada, tendo que completar o restante da prova caminhando por ter se sentido sem energia.
A partir desse fato, ele, sua futura esposa que era nutricionista e um químico iniciaram o desenvolvimento de um alimento nutritivo com baixo teor de gordura e de fácil digestão, que através do equilíbrio de carboidratos, vitaminas e minerais fosse capaz de proporcionar energia duradoura a um atleta.
Após vários testes, assim como costumam proceder as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento das grandes corporações, chegaram à formulação ideal em 1986. Estavam assim criadas as “barras poderosas” e se dava início a operação da PowerBar com investimentos de US$ 55 mil.

Alguns meses depois, o produto conseguiu uma ótima exposição na mídia através da equipe de ciclismo 7-Eleven, que em troca de 1.200 barras exibiu sua marca no Tour de France.


O sucesso do produto foi de tal forma, que o processo de extensão de marca tem sido contínuo. Hoje além da tradicional barra que deu origem à marca, é possível encontrar vários produtos derivados do original, tais como PowerBar Gel, PowerBar Harvest, PowerBar Protein Plus, PowerBar Proteinplis Carb Select, PowerBar Pria, PowerBar Endurance, PowerBar Triple Threat, PowerBar Nut Naturals, PowerBar Fruit Smoothie, PowerBar Recovery, PowerBar Protein Plus Reduced Calories, etc.

Enfim, sob uma marca guarda-chuva, PowerBar, a empresa num eficiente trabalho de marketing criou e/ou identificou várias outras necessidades para seus produtos, como por exemplo, os voltados a quem precisa de absorção rápida de carboidrato, os para quem precisa de proteínas, e até para os que precisam de proteínas, porém com reduzidas calorias.
Para reforçar seu posicionamento de qualidade no que tange ao rendimento dos praticantes de esportes, a PowerBar, entre outras iniciativas, mantém parceria com a World Triathlon Corporation para ser a fornecedora oficial de barra e gel para todas as competições de Ironman e 70.3 (meio Iron Man).
Em junho de 2010, as empresas anunciaram o lançamento de uma linha premium de bebidas esportivas.

Geralmente as empresas desenvolvem e constroem produtos e marcas, porém a PowerBar obteve um êxito perseguido por todas as grandes corporações, construiu uma nova categoria, a de alimentos energéticos. Dessa forma, desenvolveu um novo mercado, no qual o número de consumidores é crescente, assim como a quantidade de empresas concorrentes.

Hoje a empresa pertence à Nestlé, que a adquiriu por US$ 375 milhões em 1999 e tem um faturamento estimado de US$ 350 milhões com presença em mais de 120 países.



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