terça-feira, 20 de março de 2012

Times e suas marcas esportivas

Uma das relações comerciais mais interessantes no futebol é a de fornecimento de material esportivo.
Enquanto alguns clubes recebem vultosas quantias de seus fornecedores, outros se contentam apenas em receber o material que será utilizado nos treinos e jogos.
Sendo que ainda há casos em que os times precisam comprar o próprio uniforme.

Em recente estudo realizado pela Jambo Sport Business, foram analisados 1.587 times que disputam a 1ª divisão de 116 países e encontradas 138 marcas de material esportivo.
As 5 marcas mais presentes foram:
adidas (277 – 16,9%), Nike (170 – 10,7%), Puma (118 – 7,4%), Umbro (93 – 5,9%) e Lotto (57 – 3,6%).
O trabalho segmentou as equipes por continentes e pelo rankeamento dos países segundo a FIFA.
Os únicos continentes em que a adidas não lidera são: América do Sul, onde a Puma é a marca mais presente e na América Central, que tem a Joma na dianteira.
adidas também mantém a liderança entre os times dos 50 países mais bem colocados no ranking FIFA, fato que se repete entre os top 40, top 30, top 20 e que só se altera entre os top 10, onde perde a liderança por apenas um time para a Nike.
Vale ressaltar que esse estudo não considera os valores dos contratos, até porque a grande maioria tem cláusulas de confidencialidade que não permitem a divulgação das cifras.
As informações contidas nessa análise são bastante interessantes e ajudam a perceber como estão posicionadas as marcas esportivas, as ameaças que sofrem em suas áreas e como têm sido suas políticas de expansão.
Podemos notar, por exemplo, que as líderes mundiais (adidas e Nike) estão presentes em poucos clubes de futebol da América do Sul, apesar dessa ter países com grande tradição no futebol mundial.
Muito provavelmente, essa decisão é influenciada pelo fato de serem as fornecedoras das seleções argentina e brasileira, respectivamente.
Outras conclusões sobre o tema podem ser vistas na apresentação do trabalho, cujo link é http://www.slideshare.net/jambosb/principais-clubes-do-mundo-e-suas-marcas-esportivas-2012.


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