terça-feira, 9 de maio de 2023

Setecentos é a marca



São quase catorze anos escrevendo e publicando semanalmente algum artigo sobre marketing.
No início aplicando o marketing ao esporte e lutando para esclarecer sua real função. Com o passar do tempo, o esporte começou a ter a companhia de bens de consumo e varejo, entre outros, mas a luta pelo esclarecimento continua. E o pior, sem perspectivas de vitória, afinal a confusão acerca do que é marketing não para de crescer.
Contudo, não há como negar que a atividade de escrever e se atualizar sobre marketing provoca enorme prazer, ainda que exija muita disciplina.
Disciplina para não publicar antes de terça-feira algum artigo já pronto, mesmo correndo o risco de deixá-lo menos atual.
Disciplina para, mesmo sem inspiração, buscar até o último minuto algum tema afim ao propósito do blog e que não seja repetitivo.
Disciplina para não se exceder agressivamente nos textos contra doping, corrupção e ações que denotem desvios de caráter e princípios.
Disciplina para não desanimar com a distorção a respeito do que vem a ser marketing.
E por fim, o mais difícil: disciplina para não fazer do blog uma ode de amor ao Fluminense.
Além desses desafios, ainda há o de tomar o máximo de cuidado para não imprimir um tom professoral aos textos, afinal, o objetivo é provocar reflexões sobre os temas.
Definitivamente é uma experiência muito positiva, pois, além já ter rendido um livro sobre marketing – quem sabe não vem o segundo - força a atualização e o permanente aprendizado.
Nunca imaginei chegar a 700 textos, não mesmo!
Questiono-me até onde quero chegar e de que forma. Será que a frequência deve continuar a ser semanal? Toda terça? Sempre publicar alguma hora e 42 minutos?
E se parar, como será? Vou parar de escrever para sempre?
Não tenho nem indício das respostas, mas confesso que a vontade de parar por vezes se faz presente.
Não será desta vez, pelo menos no que depender de mim.
E antes que reclamem pelo texto não ter abordado nada de marketing, adianto que a escolha da linha editorial do blog foi baseada no posicionamento que decidi adotar após a aplicação de alguns exercícios para esse fim: “marketing é muito mais”.
O formato também considerou a importância de se ter algo frequente para gerar um hábito, a distribuição contemplou estudos sobre canais e a atuação dos outros conteúdos que concorrem pela atenção do leitor.
A gratuidade como forma de precificação tem como intuito atender o propósito de levar esclarecimento a todos que o queiram e não a quem pode, reforça esse propósito, o fato de nunca ter aceitado nenhum tipo de anúncio na plataforma.
O público-alvo são vocês que me brindam com sua leitura, a quem agradeço juntamente com os que me incentivaram a iniciar o blog, aos que sugerem temas e aos que comentam enriquecendo o conteúdo.
Muito obrigado!








16 comentários:

  1. Parabéns Idel ! Acho que não li os 700 mas adorei e aprendi com todos os que li. Grande abraço tricolor MV

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amigo , sou leitor assíduo de seus impecáveis textos , quanto a ode de amor ao tricolor é apenas reflexo do seu bom senso e brilhantismo . Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos 700, siga em frente com disciplina e perseverança você alcança os 7000 . Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, mas acho que vou decepcionar em relação aos 7000. rs
      Abraço

      Excluir
  4. Parabéns, meu amigo! Gosto muito desse blog, leio todos!
    Não desista nunca!
    ST
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo, comentários como o que estou recebendo ajudam na resiliência.
      Abraço e ST

      Excluir
  5. Parabéns pela marca atingida, Idel! Os textos são muito bons, atuais e sempre provocam o bom debate. Vida longa!! ST dCastilho

    ResponderExcluir
  6. Grande Virgílio!
    Obrigado pelas palavras!
    Abraços e ST

    ResponderExcluir
  7. Parabens Idel, bela marca! 700 semanas é bastante tempo e você já demonstrou resiliência. Mas contamos que você continue estudando e dividindo o que aprende com a gente nas próximas 700 semanas. Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gayotto
      Muito obrigado. Nosso esporte no ensinou a resisitir. rsrs

      Excluir
  8. O que posso dizer a não ser:obrigado! Eu aprendo e aprendi muito.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Mestre Idel! Mas apes ar de saber de sua preferência de torcida, afinal como dizia outro Mestre, " ninguém é filho de chocadeira", João Saldanha; não deixe-se levar por arroubos tricolores fora de propósito, como o de alguns leitores bobalhões, que não conseguem vislumbrar o que é marketing.

    ResponderExcluir