terça-feira, 14 de junho de 2022

Oakberry


Excetuando as marcas ligadas ao esporte como as de material esportivo, ou mesmo de produtos nutricionais voltados diretamente às atividades, é raro ver empresas utilizando o esporte como sua plataforma principal de investimentos em marketing.
Feito este preâmbulo, voltamos o tema desse artigo para a Oakberry, uma marca brasileira presente em mais de 20 países, que tem como “produto principal” o açaí em diversas versões e acompanhamentos dentro de um conceito mais voltado ao fast food, sem abrir mão dos aspectos saudáveis que a alimentação precisa propiciar.
Nesse contexto, vemos a empresa adotando o esporte como um dos seus pilares de marketing. Sua tradicional cor roxa pode ser vista em eventos como o GP Brasil de Fórmula 1, US Open, Austrália Open, Rio Open e até em quiosque no estádio do Miami Dolphins no Super Bowl de 2020. Além da associação ao esporte, o que reforça os atributos de vida saudável que a marca preconiza, tais eventos conseguem atingir um público de pessoas de diferentes nações e locais, propiciando assim comunicação e conhecimento globalizado.
Devem ainda ser acrescentadas aos objetivos mercadológicos citados acima, sua presença em eventos voltados ao público jovem como o festival Lollapalooza e o patrocínio à World Surf League (WSL) no Brasil.
Narrando assim sua atuação, parece óbvio e natural as medidas adotadas, no entanto, deve ser registrado que não é muito peculiar encontrar marcas que consigam direcionar suas ações aos objetivos estratégicos, principalmente quando se tratam de ações que, de alguma forma, não se resumem ao que tem sido feito pela maioria – redes sociais, embaixadores e mídia em geral.
Claro que a avaliação sobre a empresa não deve se resumir aos pontos aqui enaltecidos, o que só foi feito com a intenção de registrar um case em que se trabalha o posicionamento da marca através do esporte.
Aspectos relacionados ao processo de expansão, ao desenvolvimento de novos produtos, à busca por fornecedores confiáveis, à formação de um time de profissionais que encampem a cultura da empresa, tudo isso de uma forma competitiva, rentável e sustentável, são fundamentais para o sucesso da Oakberry, porém, como numa engrenagem, todos precisam estar alinhados.
Para terminar, informamos que Oakberry é um nome inventado, visto que “oak” significa carvalho em inglês e “berry” um tipo de fruta, porém, deve ser salientado que o carvalho não produz fruta. 
Além da curiosidade, a informação acima serve para confrontar os que defendem que nomes devem guardar relação estreita com o produto/serviço oferecido, o que, embora tenha sua coerência, não é uma verdade absoluta, aliás, isso não existe em marketing, tampouco em gestão de forma geral. 






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