Muito se comenta que a internet veio para revolucionar o mundo, o que, sem dúvida, é uma verdade, apesar da expressão já ter se transformado em uma daquelas “ladainhas” que alguns interlocutores usam pensando estarem se destacando.
Penso que, além do maior acesso e velocidade à informação, a internet traz como grande benefício, a capacidade de mobilizar pessoas e promover debates interessantes que, quando feitos com educação e respeito, ajudam na reflexão sobre os mais variados assuntos.
Quantas ideias "formadas" se aprimoram ou até mesmo são abandonadas após a leitura de um mesmo tema por prismas diferentes.
Evidentemente, o dialogo também teria essa propriedade, com a vantagem de se poder identificar as intenções nas entonações e olhares, mas, por outro lado, a capacidade de reunir pessoas fisicamente é mais difícil.
Várias corporações e instituições esportivas se utilizam das ferramentas disponíveis para, de uma forma rudimentar, realizar uma espécie de “pesquisa qualitativa” sobre algum tema.
Tal pesquisa, se por um lado carece de tecnicismo, por outro permite fazer uma triagem eficaz, ao eliminar da amostra as manifestações mal-educadas e agressivas, as quais denotam entre outras coisas, despreparo para opinar, covardia, ou quem sabe, interesses escusos.
Aqui vale um parêntesis para citar o elevado grau de "valentes" que a internet forma...pena que essa mesma valentia não se mostre na hora de exigir seus direitos de cidadão ou em outras ocasiões...
Aliás, a possibilidade de avaliar o grau de educação e preparo das pessoas é outra vantagem que a internet proporciona.
Inúmeros são os casos de pessoas que deixam de ser contratadas após uma mera pesquisa no Google, onde podem ser encontrados declarações e comentários que servem para, no mínimo, ter uma noção da personalidade do indivíduo, isso sem falar nos erros de português.
E o pior, ficam registrados, ou seja, são perenes.
Evidentemente, deve sempre ser levado em consideração que a amostra obtida através de redes sociais e blogs, guarda um elevado viés e não pode ser considerada conclusiva.
Porém, tem a capacidade de suscitar discussões e ideias que as atribuições do dia-dia não permitiriam estruturar.
Outro benefício no monitoramento da rede é descobrir talentos que, ao mostrarem conhecimento, engajamento, respeito e educação, passam a servir como "consultores informais" e em alguns casos considerados e contratados para cargos em eventuais oportunidades que surjam.
Mas o que isso tudo tem a ver com marketing e com esporte?
Mas o que isso tudo tem a ver com marketing e com esporte?
Muita coisa!
No caso do marketing, a internet se tornou mais um instrumento para acompanhamento do comportamento do consumidor, ação da concorrência e tendências de mercado.
Já com o esporte se consegue os mesmos benefícios citados acima, com a vantagem de a amostra ser maior e mais mobilizada, apesar de ser também mais apaixonada, o que muitas vezes contamina a amostra.
Diante disso é possível afirmar que a boa utilização da rede é condição indispensável para a obtenção de bons resultados no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário